Primeiro do tipo imerso no Brasil, o túnel trará ao país uma tecnologia já consolidada em grandes obras internacionais, na Europa e na Ásia

Nove mil empregos devem ser gerados com Túnel Imerso Santos-Guarujá
O Túnel Imerso Santos-Guarujá, primeira obra do tipo no Brasil, será leiloado na sexta-feira (5), às 16h, na Bolsa de Valores (B3), em São Paulo. O projeto, considerado um marco da infraestrutura nacional, prevê investimento estimado em R$ 6,8 bilhões e promete revolucionar a mobilidade entre as cidades da Baixada Santista.
Com aporte público de até R$ 5,1 bilhões, dividido igualmente entre o Estado de São Paulo e a União, a obra terá contrato de concessão de 30 anos. Está previsto também o pagamento de contraprestação mensal de R$ 438,3 milhões, durante 24 anos, custeada exclusivamente pelo Governo paulista. O leilão será vencido pela proposta que oferecer o maior desconto sobre o valor de referência.

Além de ser o primeiro túnel imerso do Brasil, a estrutura trará uma tecnologia já utilizada em grandes obras internacionais, como na Europa e na Ásia. Diferente dos túneis escavados em profundidade, os módulos de concreto serão pré-moldados, flutuados até o local e encaixados no leito do canal portuário com precisão milimétrica.
Leia também
Segundo o secretário de Parcerias em Investimentos do Governo de São Paulo, Rafael Benini, a travessia será uma solução moderna e estratégica. “O Túnel Santos-Guarujá será um marco histórico para a Baixada Santista. Uma travessia seca, moderna e eficiente, que vai reduzir significativamente o tempo de deslocamento, desafogar o trânsito, integrar modais e impulsionar a logística do Porto de Santos. É um projeto estratégico de R$ 6,8 bilhões que vai gerar empregos, atrair investimentos e transformar a mobilidade e a economia da região”, afirmou.
A expectativa é de que a nova ligação reduza em até 45 minutos o tempo de travessia entre Santos e Guarujá, além de impulsionar o desenvolvimento logístico e econômico do maior porto da América Latina.
Veja também
Médicos terão metade do salário em setembro no Hospital Municipal


Parabéns ao nosso governo Paulista……
Estamos tambem precisando de uma mallha ferroviatia decente, com trens modernos e rapidos entre as cidades.