Obra da Sabesp de R$ 134,7 milhões vai transportar 500 litros de água tratada por segundo sob o Canal do Porto de Santos e beneficiar mais de 450 mil moradores do Guarujá

Travessia subaquática entre Santos e Guarujá entra na reta final e promete acabar com histórico problema de falta d’água
Um dos maiores gargalos históricos da Baixada Santista está prestes a ficar no passado. A Travessia Subaquática Santos-Guarujá, considerada uma das obras mais importantes de saneamento em execução no Estado de São Paulo, entrou na fase final de construção e deverá ser concluída ainda no segundo semestre deste ano.
Com investimento de R$ 134,7 milhões, a nova estrutura contará com mais de cinco quilômetros de tubulações, sendo 1,5 quilômetro instalado sob o Canal do Porto de Santos, permitindo o transporte de até 500 litros de água tratada por segundo para o município de Guarujá.
A obra tem como principal objetivo reforçar o abastecimento de água para mais de 450 mil moradores, especialmente em períodos de estiagem e alta temporada, quando a cidade tradicionalmente enfrenta dificuldades no fornecimento.

Leia também
A nova adutora será alimentada pela Estação de Tratamento de Água (ETA) Cubatão. A água seguirá até os reservatórios da Sabesp em Santos e, a partir do Reservatório do Saboó, atravessará o canal subterraneamente até chegar ao Reservatório de Vicente de Carvalho, uma das regiões mais afetadas pela escassez hídrica.
Segundo o Governo do Estado, a iniciativa integra o novo ciclo de investimentos da Sabesp após a desestatização da companhia. Apenas em 2025, os investimentos em infraestrutura atingiram R$ 15,2 bilhões, valor mais de duas vezes superior ao registrado no ano anterior.
A secretária estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, destacou que o empreendimento faz parte de um amplo pacote de investimentos previsto para a Baixada Santista.
“Estamos ampliando e modernizando a rede de água e esgoto, garantindo capacidade suficiente para atender a população hoje e no futuro, com soluções técnicas planejadas para reforçar o abastecimento de forma segura e sustentável”, afirmou.
Além da travessia subaquática, a região também recebe outras obras estratégicas, como o Pulmão de Reservação do Sistema Mambu Branco, com capacidade para armazenar 40 milhões de litros de água, e a futura Estação de Tratamento de Água Melvi, que ampliará significativamente a produção de água tratada a partir de 2027.
Tecnologia de ponta
A obra também vem chamando atenção pelo uso de inovação tecnológica. Durante as inspeções das tubulações e galerias, a Sabesp passou a utilizar o cachorro-robô DOM, equipado com câmeras de alta definição, sensores para detecção de gases e iluminação especial.
O equipamento permite inspeções em ambientes confinados sem expor trabalhadores a riscos, transmitindo informações em tempo real para as equipes técnicas.
Com a conclusão da travessia, o Governo de São Paulo espera resolver um dos maiores desafios históricos do abastecimento de água no Guarujá, oferecendo mais segurança hídrica para moradores, comerciantes e milhões de turistas que visitam o litoral paulista todos os anos.

