Zona Oeste

Iniciadas as obras de extensão da Via Oeste até a divisa com Jacareí

Iniciadas as obras de extensão da Via Oeste até a divisa com Jacareí

Foto Claudio Vieira/ PMSJC

A Prefeitura de São José dos Campos iniciou a obra tão aguardada para a extensão da Via Oeste até a divisa com Jacareí.

Com este projeto, uma parte significativa do tráfego que atualmente transita pela Dutra será desviada, promovendo uma melhoria significativa no fluxo viário da região. A via passará em frente à casa de espetáculos do Limoeiro, por trás da Universidade UNIP.


A iniciativa, anteriormente mencionada em uma reportagem da Life, teve destaque no no ano passado, quando o secretário de Mobilidade Urbana de Jacareí, Edinho Guedes, ressaltou os benefícios dessa nova ligação.

A terceira fase da Via Oeste contará com um trecho adicional de três quilômetros, estendendo-se da rotatória do mirante do Limoeiro até a divisa com Jacareí. O valor total da obra é de R$ 31.637.393,15, com um prazo de execução de 14 meses, prevendo sua conclusão para janeiro de 2025.

Continua depois da publicidade

Além da expansão da via, a obra contemplará a construção de uma ciclovia, proporcionando uma nova alternativa de deslocamento sustentável entre São José dos Campos e Jacareí.

A empreitada, que envolve a terraplanagem, drenagem, pavimentação asfáltica, bem como melhorias e ampliações na via existente, será conduzida pela Urbam (Urbanizadora Municipal). Após sua conclusão, será possível realizar o percurso da região central de São José dos Campos até Jacareí internamente, sem a necessidade de utilizar a Via Dutra.

Via Oeste será estendida até a divisa com Jacareí – Life Informa

25 respostas para “Iniciadas as obras de extensão da Via Oeste até a divisa com Jacareí”

  1. JORGE SIROBABA disse:

    O “duro” é executarem as faixas c largura p 1 veículo, em cada sentido. Se 2 veiculos transitarem no mesmo sentido, c ctza o do lado esquerdo, se quizer ultrapassar, vai invadir a faixa divisória cheia (não tracejada) e lá vai a multa. Pq não executam um pouco + larga, p 2 veiculos em cada sentido ! Agora vejam q os ciclistaa, todos fogem da pista p eles, devido o piso ser de intertravado e ‘trepida tudo’, até ‘dolorindo’ as partes íntimas, portanto tem de mudar, para atender ambos os casos !!!

    • Hélio disse:

      Essa é fácil caro colega leitor: o projeto é caro e a empreiteira leva uma bolada na primeira fase. Aí vē-se a necessidade de ampliar e empreiteira leva outra bolada com a obra que deveria ser feita de uma vez só. Sem contar os tais aditamentos que envolve mais grana!

    • Georges disse:

      Obras imediatistas sem qualquer visão do futuro. 2 pistas em cada sentido é mais que lógico.

  2. Marcos Donegá disse:

    Devem fazer a ciclovia e não fiscalizar, assim como ocorre na extensão da via atual, onde no horário de pico os ciclistas não usam a ciclovia. Colocando as próprias vidas em perigo em uma via de 70km/h

  3. Spot disse:

    Cidade inteligente. Ciclovia de bloquete. Calçada de concreto. Pista de asfalto simples.
    Mas o negócio é criar fotos para a campanha do ano que vem

    Arrumar a Bacabal, Putim-Tamoios, semáforos da cidade, dá um trabalho e não sai foto para a campanha.

  4. Tony Silva disse:

    Bom , se é que entendi : mais de 31 mi , para executar uma obra de 3 km . é isso mesmo ?

    • Wellington f disse:

      Pior que é isso mesmo
      Se contar ninguém acredita.
      Antes se tinha vergonha hoje tem mais não.

    • Spot disse:

      Veja os valores bilionários da licitação dos ônibus… e estes milhões aí serão troco de pinga. A prefeitura vai alugar ônibus elétricos com dinheiro público e entregar para o empresário operar.

  5. Heliomar disse:

    Espero que tenham discernimento…e coloquem a ciclovia…ida e volta…no centro…entre as rodovias…e não uma ciclovia de ida…e uma de volta….acabando assim com o acostamento.
    Me preocupo pois a rodovia jacarei Santa Branca…é um exemplo claro…do que não deve ser feito.

  6. Georges disse:

    O secretário de Mobilidade Urbana de Jacareí, Edinho Guedes, ressaltou os benefícios dessa nova ligação mas Jacareí vai botar a mão no bolso também ou só ficar deitado esperando colher os louros?

    • Andreony disse:

      Edinho?? Esse cara é um pulha…. ele gosta de gastar com cruzamento, colocando placa de pare dos 4 lados…. ciclofaixa em uma cruzando rodovia, lombada a menos de 50 metros um do outro!! Ele é ridículo, caiu no colo essa vaquinha da mobilidade pra ele!!!

  7. Jeferson disse:

    O trecho de Jacareí já está praticamente pronto, que é a Avenida Davi Lino, que em si já foi concluída. Na prática faltam menos de 150 metros, que será feito quando a travessia no Córrego do Rio Comprido estiver em execução. Além disso, a avenida marginal do Parque Meia-Lua também já foi entregue, inclusive dando a opção de quem vier de São José (especialmente quem trabalha em Jacareí) pelo prolongamento da Via Oeste poderá acessar a Avenida Malek Assad sem precisar entrar na Dutra e através da Terceira Ponte, a Avenida Castelo Branco.

  8. Plínio DE QUEIROZ disse:

    Jacareí só coloca a mão no nosso bolso ,se não fosse São José essa obra nunca sairia

    • Jeferson disse:

      De verdade, não entendi essa afirmação. A ideia de se fazer uma nova ligação viária entre Jacareí e São José já vem de décadas. Jacareí já fez a parte dela no lado de Jacareí (Avenida Davi Lino) e vem pagando a sua parte, mas por não ter a mesma capacidade financeira de São José, a obra foi feita por partes, mas em essência, o trecho de Jacareí já está concluído. Agora falta São José fazer a sua parte.

      Sério que acha que Jacareí deveria pagar para fazer uma obra no território de São José dos Campos? kkkkk

    • Jeferson disse:

      Cara, essa obra já é discutida há décadas, pela necessidade de se ter uma alternativa de tráfego a Dutra. Jacareí já fez a parte dela, pagando a obra com recursos próprios, emendas e o trecho final com financiamento do CAF. Agora cabe a prefeitura de São José fazer o trecho joseense.

      Sério que vc acredita que Jacareí deveria pagar para fazer uma obra dentro do território de São José?

  9. Renato disse:

    Quem vai fazer a travessia do córrego
    São José ou Jacareí?

    • Jeferson disse:

      Pelo que ouvi comentar, como a obra será feita pela Urbam, a travessia seria feita por São José, para ganhar tempo. As prefeituras entraram em acordo nessa questão, mas Jacareí chegou a concordar, que caso não houvesse como a Urbam executar a travessia, a prefeitura em Jacareí assumiria. Porém, dada a importância da obra (pois no futuro há enorme chance de ter pedágio por trecho rodado em toda a Dutra e as marginais não se estenderão por Jacareí – erro grotesco do Tarcísio e da ANTT na Concessão), é melhor que São José assuma, pois o MP e a Defensoria Pública estão fazendo o inferno em Jacareí, barrando tudo o que podem, inclusive o Plano Diretor, para forçar políticas habitacionais para favorecer invasores e se Jacareí fosse licitar a obra, certamente a Defensoria iria fazer graça e tentar barrar. Também parece que a Rua Corifeu de Azevedo Marques passará a ter mão única.

      • Marcos André Vieira Guimarães disse:

        Com a tecnologia free flow vamos pagar pedágio em todas as saídas da Dutra não tenha dúvida. Pedágio não exestirá mais.

        • Jeferson disse:

          O Free-Flow é bom para quem faz viagens frequentes de longa distância, mas é um verdadeiro roubo para quem faz viagens curtas entre cidades vizinhas ou mesmo tem que se deslocar no próprio município. Se implantarem free-flow em toda a Dutra e as marginais não forem estendidas pelo menos no Retão de Jacareí, será um caos, pois todo o deslocamento entre Jacareí e São José irá fluir pela Getúlio Vargas, travando de vez o trânsito e eliminando a eficácia das obras que estão sendo feitas na Dutra em São José.

  10. Alexandre disse:

    2 pistas para cada sentido, ciclovia pista asfáltico, arborização e fazer o mesmo para a outra parte antiga da via oeste. Subida para aquaris 3a. Faixa e rotatória. Feliz e viver em São José.

  11. Karla Soares da Silva disse:

    Espero não tem a mesma finalidade da ponte ponte estaiada Juana Blanco.
    Ou 1 fonte de multa .
    Pior, seria a via só com 1 faixa pra cada sentimento ainda com ciclovia.

  12. Wesley Gustavo Ernesto disse:

    Só falta ligar a estrada biagino chieffe para ajudar o pessoal do parque meia lua e do arboville que depende da Dutra .

  13. PowerRanger Rosa disse:

    Enquanto isso, a região do Urbanova só tem uma via de acesso. Se a ponte cair, ninguém sai nem entra no bairro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail e telefone não serão publicados. Todos campos são obrigatórios*