Unesp de São José dos Campos reconheceu gravidade das denúncias de estupro e assédio e informou afastamento de dois docentes, além de se posicionar nas redes sociais

Alunos da Unesp protestam contra assédio e denúncias de estupro em São José dos Campos
A Unesp de São José dos Campos reconheceu a gravidade das denúncias de assédio e violência relatadas por estudantes do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT). Em nota divulgada nas redes sociais, a universidade informou que instaurou procedimentos preliminares de apuração e afastou dois docentes citados nas denúncias.
Segundo a universidade, dois procedimentos preliminares de investigação já foram instaurados a partir de manifestações registradas na Ouvidoria da Unesp. Como medida inicial, dois professores citados nas denúncias foram afastados de suas funções enquanto os casos são apurados.

A nota também destaca que a instituição compreende a indignação manifestada por estudantes e internautas nas redes sociais. A universidade, no entanto, reforçou a necessidade de garantir o devido processo legal, o contraditório e a ampla defesa durante as investigações envolvendo servidores públicos.
Leia também
A manifestação da Unesp ocorre após ganhar repercussão nacional a denúncia feita pela estudante Carolina Ferreira, de 21 anos. Ela acusa um professor da instituição de estupro ocorrido em 2023, quando tinha 18 anos.
Segundo o relato da estudante, o episódio aconteceu após ela aceitar uma carona oferecida pelo docente na saída da faculdade. Carolina afirmou que chegou em casa machucada, com roupas rasgadas e em estado de choque. O caso teria provocado traumas psicológicos e levado ao abandono do curso de odontologia.
A jovem também relatou que passou a sofrer ameaças após o ocorrido. De acordo com ela, o professor teria mostrado imagens de familiares e insinuado possíveis consequências caso a denúncia fosse formalizada. Posteriormente, Carolina registrou boletim de ocorrência.
A denúncia provocou mobilização de estudantes no campus de São José dos Campos. No último dia 4 de maio, centenas de alunos participaram de um protesto em apoio à estudante e cobraram medidas mais rígidas contra casos de assédio e abuso no ambiente universitário.
Após a repercussão do caso, outras estudantes também passaram a relatar episódios semelhantes envolvendo assédio dentro da universidade. O assunto gerou manifestações de parlamentares estaduais e federais, que pediram rigor na apuração dos fatos.
Na nota oficial, a Unesp reiterou repúdio a qualquer forma de assédio e violência e afirmou manter compromisso com a promoção de um ambiente acadêmico seguro, respeitoso e acolhedor.
A universidade também orientou que denúncias sejam formalizadas por meio da Ouvidoria Geral ou das Ouvidorias Locais, para que os procedimentos legais possam ser conduzidos oficialmente.




CARACA, SAO JOSE E BAO DEMAIS SO,, AI EM SAO JOSE DOS CAMPOS ATE OS ESTRUPADORES SAO CONCURSADOS,, ESTAO DANDO AULAS NAS UNIVERSIDADE,, TOP DEMAIS SO,, CIDADE EVOLUIDA,, BAO MESMO E VIVER EM SAO JOSE SO,, ONDE A PREFEITURA ROUBA CADA DIA MAIS E MAIS OS MORADORES COBRANDO ALTAS TAXAS DE IPTU, COBRANDO ALTAS TAXAS DE IPVA, COBRANDO PARA PARAR O CARRO QUASE QUE NA CIDADE TODA,, ZONA AZUL PRA TODO LADO,, A PREFEITURA PONDO CARROS PARA ANDAR MULTANDO QUEM NAO PAGA,, GESTAO DE PESSOAS ETICAS E CHEIAS DE MORAL,, SO GENTE BOA DA MELHOR INDOLI POSSIVEL DENTRO DESTA PREFEITURA DE SAO JOSE,,CHEIO DE CONCURSADOS QUE NAO OLHAM PARA AS MULHERES LA DENTRO DA PREFIEITURA,, SO GENTE BOA..
]
GARELA… BAO MAIS BAO MEMO E VIVE EM SAO JOSE GENTE,, CIDADAO BAO SO,,, SO TEM GENTE BOA NESSA CIDADE COMECANDO NA PREFEITURA E TERMINANDO AI NESTA FACULDADE CHEIA DE PROFESSOR QUE SO VAI PRA QUERER COMER AS NOVINNHAS FILHAS DOS BACANA QUE MORA EM SAO JOSE..
A Unesp de São José dos Campos reconheceu a gravidade das denúncias de assédio e violência relatadas por estudantes , NOSSAAAAAAAAAAAAAAAAAAA, PARABENS A QUEM RECONHECEU A GRAVIDADE DOS FATOS DA DENUNCIA,, QUANTO TOPRA AI DENTRO QUE DEVE ESTAR SE LAMENTANDO POR ESTAR ACABANDO COM A FARRA DO BOI AI DENTRO DESTA INSTITUICAO EIM….
Logo eles voltam em cargos administrativos, e quando menos esperar, viram reitores.