São José dos Campos confirma aluguel de 400 ônibus elétricos por R$ 2,7 bilhões. Nova licitação será aberta para operação do sistema

São José dos Campos confirmou, nesta quinta-feira (13), a Green Energy S.A. como vencedora da licitação para o aluguel de ônibus elétricos na cidade. A empresa paulista, única interessada no processo, apresentou uma proposta de R$ 2,7 bilhões para um contrato de 15 anos, prevendo a locação de 400 veículos para substituir a frota convencional do transporte público.
A decisão foi anunciada após um mês de análise dos documentos da Green Energy, cujo nome foi alterado recentemente. Fundada em agosto de 2024 como Costa Blanca Participações S.A., a empresa modificou sua razão social e atividade econômica em dezembro, passando a atuar no ramo de locação de automóveis e outros meios de transporte sem condutor.
Próximos passos
Apesar da confirmação da locação, a operação do sistema ainda precisa de novos desdobramentos. A prefeitura informou que abrirá outra licitação em breve para definir a empresa responsável pela gestão da frota elétrica. Além disso, um terceiro edital será lançado para contratar uma fintech que ficará encarregada da parte financeira do novo modelo de transporte.
Leia também
Esta é a sexta tentativa da gestão municipal de implantar ônibus elétricos na cidade. Enquanto a nova estrutura não entra em vigor, o município prorrogou por dois anos o contrato com as atuais operadoras do transporte público: Expresso Maringá, Joseense e Viação Saens Peña. O prazo se estende até outubro de 2026, quando a prefeitura espera concluir a transição para o novo sistema.
Impacto da mudança
Com a substituição gradual da frota convencional, a expectativa é que o aluguel de ônibus elétricos reduza os impactos ambientais do transporte público na cidade, além de modernizar o serviço oferecido aos usuários. O prefeito Anderson Farias (PSD) reafirmou o compromisso de concluir a implementação do novo sistema até 2026. Os próximos meses serão decisivos para o avanço do projeto.
Veja também
Atenção empresários e prestadores de serviços do Aquarius; Vem aí o 6° guia gratuito!


Eita aí sabe queimar o dinheiro público com gosto eim, isto sim que e um roubo e ninguém faz nada, cadê a polícia pra prender estes vagabundos, irresponsáveis que metem a mão no dinheiro publico
2bi? Que é isso gente, é muito dinheiro pra aluguel de ônibus…e ainda tem que contratar gestora que deve cobrar outros bi , mais a fintech que deve pedir mais bi….tem algo estranho não?
Perguntar não ofende: Quantos apostadores acertaram nessa mega sena?
Aí sabe gastar uma fortuna do povo de forma irresponsável, péssima festão pública atual, sem transparência, sem competência e totalmente irresponsável, gestão de muleque
A politica principalmente os de SJC são descarados, só tem bandidos roubando pesado a população e o povo ainda vota nestes demônios, tomem cambada de idiotas, se Deus quiser vai chegar uma hora que ninguém mais vai as urnas pra votar nestas desgraças destes políticos miseráveis e irresponsáveis que roubam a população descaradamente e ninguém fala nada, a polícia sabe prender um ladrão de bicicleta e estas pestes não são capazes de prender estes políticos corruptos e irresponsáveis que brincam inclusive com o dinheiro deles policiais
Qualquer pessoa honesta alugaria estas bostas destes ônibus por alguns mil reais, para a prefeitura de São José pra pagar a propina de cada um lá vai pra bilhões, a ganância vai levar todos os políticos de SJC para o inferno direto sem passar pela porta que e pra onde todos eles devem ir com certeza. Aproveitem bando de políticos filhos de satanás pois o demônio está a espera de vocês 👿
São José a maioria e só desgracado nesta prefeitura
Não seria mais fácil comprar? Sei lá. Muito dinheiro para locação, e olhando para o tanto de bairro esses 400 são poucos, já que sjc não tem um plano de transporte em massa, ou seja o problema de ônibus lotado vai continuar, porque se olhar bem, sjc já possui quase 400 ônibus, tomare que de certo. Povo que usa o transporte público sofre.
daria pra compar a empresa de onibus e ainda iria sobrar dinheitro… mas o escrotao resolveu embolsar o dinheiro dos contribuintes, prefeito da desgraca maudito