Sem categoria

Por 35 anos, Parque da Cidade em São José dos Campos terá gestão privada após aprovação na Câmara

Concessão do Parque da Cidade é aprovada pela Câmara de São José dos Campos por 35 anos, com investimento previsto de R$ 167 milhões

Câmara SJC

Foto: Reprodução Redes Sociais

A Concessão do Parque da Cidade foi aprovada pela Câmara de São José dos Campos durante sessão realizada nesta terça-feira (16). A proposta autoriza a transferência da gestão do Parque da Cidade Roberto Burle Marx para a iniciativa privada por até 35 anos. A votação marcou a última sessão do Legislativo em 2025 antes do recesso parlamentar.


Projeto é aprovado por maioria na Câmara

Os vereadores de São José dos Campos aprovaram o projeto de concessão com 15 votos favoráveis e 6 contrários. A proposta havia sido incluída na pauta na semana anterior, mas teve a votação adiada.

Votos a favor da concessão

Continua depois da publicidade
  • Cláudio Apolinário (PSD)
  • Fabião Zagueiro (PSD)
  • Gilson Campos (PRD)
  • Lino Bispo (PL)
  • Marcão da Academia (PSD)
  • Marcelo Garcia (PRD)
  • Milton Vieira Filho (Republicanos)
  • Rafael Pascucci (PSD)
  • Renato Santiago (União)
  • Roberto do Eleven (PSD)
  • Rogério da Acasem (Progressistas)
  • Senna (PL)
  • Sidney Campos (PSDB)
  • Thomaz Henrique (PL)
  • Zé Luís (PSD)

Votos contrários à concessão

  • Amélia Naomi (PT)
  • Carlos Abranches (Cidadania)
  • Fernando Petiti (PSDB)
  • Juliana Fraga (PT)
  • Roberto Chagas (PL)
  • Sérgio Camargo (PL)

O que prevê a concessão do Parque da Cidade?

O projeto de lei complementar, enviado à Câmara em setembro pelo prefeito Anderson Farias (PSD), autoriza a concessão do Parque da Cidade ao setor privado pelo período máximo de 35 anos. De acordo com a proposta, a empresa vencedora da licitação deverá investir cerca de R$ 167 milhões ao longo do contrato.

A concessão abrange a administração, gestão, operação, manutenção e exploração econômica do espaço. Segundo o texto aprovado, o acesso da população ao parque deverá permanecer gratuito.

Entre as obrigações da futura concessionária estão:

  • Gestão e operação do centro de convenções;
  • Construção do novo teatro municipal;
  • Restauro do patrimônio histórico existente no parque;
  • Cercamento de toda a área;
  • Serviços de limpeza, vigilância e segurança;
  • Implantação de um setor de alimentação.

Segundo a prefeitura os custos atuais de manutenção do Parque da Cidade giram em torno de R$ 4 milhões por ano, valor que passaria a ser assumido pela empresa responsável pela concessão.

Parque da cidade

Foto: reprodução redes sociais

Movimento contrário

Movimentos contrários à concessão argumentaram que a privatização do espaço representaria uma tentativa de elitizar o parque, com interesses voltados para o lucro de empresas privadas, e que a decisão foi tomada sem uma discussão pública adequada.
Grupos da cidade, principalmente de esquerda e defensores do patrimônio público, se mobilizaram contra a privatização do parque. O argumento era que o Parque da Cidade, símbolo da cidade e do patrimônio ambiental e cultural de São José, não deveria ser entregue ao setor privado, mas sim mantido como um bem público acessível a todos. A frase “O Parque é do povo!” foi amplamente disseminada como lema dos protestos.

Próximos passos

Com a aprovação em plenário, o projeto segue para sanção do Executivo. A expectativa da prefeitura é avançar com os trâmites legais para publicação do edital de concessão, que definirá regras, prazos e contrapartidas da iniciativa privada.

Veja também: Em meio à forte movimento contrário, concessão do Parque da Cidade à iniciativa privada deve ser votada na manhã desta terça!

Gabriela Cobianchi

Redação

Estudante de Jornalismo e integra a equipe da Life Informa. Com destaque na cobertura esportiva, também atua em outras editorias, acompanhando os principais acontecimentos do Vale do Paraíba e região.

8 respostas para “Por 35 anos, Parque da Cidade em São José dos Campos terá gestão privada após aprovação na Câmara”

  1. PAULO SERGIO QUINTANILHA disse:

    Excelente essa privatização, quanto menos Estado, melhor.

    • Policarpo disse:

      Fala isso para algum morador de SP que ficou 1 semana sem energia em casa pelo péssimo trabalho da ENEL

    • Georges disse:

      Uma coisa que é privatizada tem como objetivo de seus donos o lucro e a distribuição de dividendos, consegue entender? Ninguém assume um serviço à população porque é altruísta e quer ver a felicidade espalhada aos 4 cantos. O que a prefeitura fez foi se livrar do compromisso de manter um bem público para torrar a grana sabe-se lá onde. Ou eu estou errado?

  2. IVAN CARA PEREIRA disse:

    Engraçado que a prefeitura vai vendendo tudo e os impostos ainda assim só aumentam.
    Parece que a conta não bate 👎🏻👎🏻👎🏻👎🏻👎🏻

  3. Comissionado Consciente disse:

    Pra quem dúvida do poder das facções….

  4. Augusto Santos disse:

    Privatização é uma forma de você mostrar sua incompetência e ao mesmo tempo, ajudar seus financiadores de campanha.
    Um exemplo muito claro é a SABESP, doada pelo cara de abacaxi por um valor irrisório, valor este, que com o passar do tempo , volta para o bolso do empresário em “troca” de tarifas mais baixas. Conseguiram piorar o serviço e ainda passar nosso bem mais precioso que é a água, para as mãos dos empresários…

  5. Augusto Santos disse:

    Olha o exemplo da Arena Farmaconde.
    Foi construída com o suor dos impostos do trabalhador e concedida para os empresários ganharem dinheiro. Você assiste algum show de graça?

  6. Georges disse:

    E a vontade do povo prevaleceu ao ganho fácil … só que nunca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail e telefone não serão publicados. Todos campos são obrigatórios*