Vale do Paraíba

Em meio à forte movimento contrário, concessão do Parque da Cidade à iniciativa privada deve ser votada na manhã desta terça!

Projeto do prefeito Anderson Farias que propõe a concessão do Parque da Cidade deve ser votado na Câmara, enquanto grupos da sociedade civil acompanham a votação com posicionamentos contrários e pedidos de mais debate público 

Parque da Cidade será entregue à iniciativa privada

Parque da Cidade pode ser entregue à iniciativa privada / Foto: Adenir Britto/PMSJC

A Câmara Municipal de São José dos Campos deve realizar nesta terça-feira (16) a votação de um dos projetos mais polêmicos do ano: a concessão do Parque da Cidade Roberto Burle Marx à iniciativa privada. A sessão, marcada para às 9h, será a última do Legislativo em 2025, antes do recesso parlamentar.


A proposta, enviada pelo prefeito Anderson Farias (PSD), autoriza a concessão do parque à gestão privada por até 35 anos. O contrato prevê um investimento de R$ 167 milhões ao longo do período. A concessão incluirá a administração, operação e manutenção do parque, além da exploração econômica, como serviços de alimentação e novos empreendimentos no local, sem cobrar ingresso dos visitantes, que continuarão com acesso gratuito.

Pontos principais do projeto

Investimento de R$ 167 milhões em melhorias e revitalização do parque.

Continua depois da publicidade

A construção de um novo teatro municipal e restauro do patrimônio histórico, incluindo a Tecelagem Parahyba, patrimônio tombado.

A instalação de um Centro de Convenções no espaço da Tecelagem Parahyba.

Garantia de gratuidade para o acesso ao parque, mas com possibilidade de exploração comercial de serviços e áreas para gerar receita.

A proposta de concessão tem gerado grande debate na cidade. A prefeitura de São José dos Campos alega que o parque está subutilizado e que a concessão pode trazer benefícios à população. Além disso, o projeto busca aliviar os R$ 4 milhões anuais gastos com a manutenção do parque, que hoje são arcados pelos cofres públicos. O prefeito tem feito vídeos em suas redes sociais enaltecendo as supostas vantagens do seu projeto.

Por outro lado, movimentos contrários à concessão argumentam que a privatização do espaço representa uma tentativa de elitizar o parque, com interesses voltados para o lucro de empresas privadas, e que a decisão está sendo tomada sem uma discussão pública adequada.

Movimento social contra a concessão

Grupos da cidade, principalmente de esquerda e defensores do patrimônio público, têm se mobilizado contra a privatização do parque. O argumento é que o Parque da Cidade, símbolo da cidade e do patrimônio ambiental e cultural de São José, não deve ser entregue ao setor privado, mas sim mantido como um bem público acessível a todos. A frase “O Parque é do povo!” tem sido amplamente disseminada como lema dos protestos.

O que esperar da votação?

Com a maioria do prefeito na Câmara, a expectativa é que o projeto seja aprovado, embora haja uma forte oposição. A sessão de amanhã promete ser tensa, com manifestantes e defensores do parque marcando presença.

A votação também ocorrerá no contexto de outras discussões importantes para a cidade, como o orçamento de 2026 e o parcelamento de dívidas com o Instituto de Previdência dos Servidores Municipais.

A população está atenta ao futuro do Parque da Cidade, que é uma das principais áreas de lazer e convivência em São José dos Campos. As próximas horas serão decisivas para o futuro deste importante patrimônio da cidade.

Veja também

Idosa de 62 anos sofre fratura exposta na perna após veículo invadir farmácia na avenida Cidade Jardim 

 

 

6 respostas para “Em meio à forte movimento contrário, concessão do Parque da Cidade à iniciativa privada deve ser votada na manhã desta terça!”

  1. Rita de Cassia Belitato disse:

    Eu particularmente não sou a favor pelo grande motivo de com a construção de novos projetos certamente serão retiradas muitas árvores do parque!
    Precisamos muito do meio ambiente e parece que isso não se fala!A nossa linda cidade de São José está a cada dia mais quente pois quando se há a necessidade de remover uma árvore antiga não se tem a preocupação da Prefeitura em plantar outra no lugar!

  2. Roberval disse:

    São José e dotada de 98% de políticos lixo humanos, por isto a importância de passar a administração pública para privada, insetos dentro da política incompetentes.

  3. Georges disse:

    A palavra chave é aliviar os 4 milhões anuais gastos para manutenção. Essa grana em destino mais “nobre” , ou seja, bancar aumento de salários e penduricalhos. Óbvio que vai ser aprovada à revelia do que o povo quer.

  4. JJ Oliveira disse:

    Tem que derrubar esse pavilhão horroroso, terrivelmente quente!

  5. Lantenay Medeiros Filho disse:

    😡 É preciso amadurecer essa ideia!
    De 30 ou 35 anos de concessão, acho absurdo!
    20 anos no máximo!
    Precisa de muita transparência antes de bater o martelo!

  6. Regina H.M. Paula disse:

    O que tem q fazer…não sei…
    O q vejo muitas árvores q caem ou sai retiradas e nada de reposição…
    A entrada principal…acabaram quase todos ceboleiros…está escalpelada…
    Desde q funciona p o público, como educadora visitava c meus alunos complementando projetos ambientais…
    E vejo uma decadência da área verde…
    Perdeu se muito…
    Seriam inúmeras observações…
    Que o melhor seja feito c consciência, p preservar nosso patrimônio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail e telefone não serão publicados. Todos campos são obrigatórios*