Turismo

Justiça determina desmonte da feira em Aparecida

Feira livre de Aparecida é desmontada após decisão judicial; novo horário e regras visam melhorar a organização e a segurança

Justiça determina desmonte da feira em Aparecida

Foto: Reprodução/MPSP

O desmonte da tradicional feira livre de Aparecida foi realizado na manhã desta segunda-feira (4), em cumprimento a uma decisão judicial que define novas regras para a montagem e desmontagem das barracas. A medida foi tomada após a juíza do caso classificar o ambiente da feira como “insalubre” e aponta a necessidade de maior organização no espaço, com o objetivo de garantir a segurança e a acessibilidade no local.


Conforme a decisão, a partir de novembro, os feirantes poderão montar suas barracas apenas a partir das 18h das quintas-feiras e deverão desmontá-las até o domingo ou, em caso de feriado, na segunda-feira. A prefeitura também foi instruída a proibir a concessão de novas licenças para bancos na feira até que a reorganização total seja concluída.

Na manhã dessa segunda-feira (4), os próprios feirantes iniciaram o processo de desmontagem, libertando a avenida Monumental. Em seguida, funcionários da prefeitura realizaram uma limpeza completa do local, removendo o lixo que havia sido deixado após a desmontagem das estruturas.

Continua depois da publicidade

A decisão liminar destaca que a feira ocupava de forma permanente a avenida, descumprindo autorizações originais e deixando o espaço inacessível para moradores e visitantes ao longo de toda a semana. A juíza argumentou que a situação atual, com acúmulo de lixo, falta de ventilação, riscos de incêndio e problemas de higiene, representa um retrocesso para o espaço público da cidade.

Em resposta, a prefeitura de Aparecida emitiu um comunicado pelas redes sociais reforçando que os feirantes devem cumprir as novas regras. Caso contrário, poderá haver prejuízos, incluindo multas, desocupação forçada, apreensão de mercadorias e até a revogação das permissões para uso do espaço público.

 

Veja também: Manutenção emergencial da Sabespe deve afetar o abastecimento em São José dos Campos 

Gabriela Cobianchi

Redação

Estudante de Jornalismo e integra a equipe da Life Informa. Com destaque na cobertura esportiva, também atua em outras editorias, acompanhando os principais acontecimentos do Vale do Paraíba e região.

19 respostas para “Justiça determina desmonte da feira em Aparecida”

  1. Marcia disse:

    As pessoas precisam de disciplina… não é possível se amontoarem desse jeito. Enquanto o bom senso não aparece, o poder público tem que intervir, sim. Cadê o espaço para a circulação??

  2. Kazuya disse:

    A lei é só para o povo trabalhador msm…

  3. João Prado disse:

    Não deviam deixar nem começar essas feiras tomam todo espaço uma bagunça,mas são problemas dos avanços tecnológicos robôs trabalhando no lugar das pessoas população enorme então o povo fica tentando a sobrevivência, hoje vc vai no comércio é tudo importado não produzem nada aqui e dinheiro dando renda e empregos em outros países isso começou no governo Collor que abriu o mercado sem proteger a nossa indústria e empresas vindo produtos de muitos países,o Brasil tem que reendustrializar.

  4. João Natalicio disse:

    Concordo com você meu amigo, inclusive não sei se você sabe o nosso querido presidente está comprando helicópteros no exterior, deixando de comprar na nossa indústria de Itajubá, a qual gera muitos empregos e renda para o nosso país que só nos aumenta os impostos.

  5. Regis Fonseca disse:

    Acredito que a intenção é organizar a feira de maneira que a circulação das pessoas seja livre e desimpedida.

  6. Sérgio Luiz Alves de Oliveira disse:

    Desmandos e cegueira da administração pública municipal. Que faz concessão indevida e cria um aparato próprio para doenças e problemas sanitários

  7. alba cristina ferraz almeida disse:

    Passou da hora de acabar com aquele feiúra dia após dia ….já tive banca lá. Montava sexta a noite e desmontava domingo a tarde e limpava tudo. Porque parou????

  8. Luis Fernando disse:

    Não entendi. Lá se vende contrabando, réplica de armas, réplica de roupas e a juíza apenas viu um fato?
    Este é o nosso Brasil.

  9. Lucar disse:

    Tem que desmontar pra igreja ganhar mais dinheiro e os feirantes ficar chutando dedo

    • Angelita disse:

      Eu tenho ido todo mês em Aparecida e passo no meio dessa feira tá certa a prefeitura, não tão sendo impedidos de trabalhar mas a condições são perigosas até para eles mesmos, a falta de higiene, instalação que pode pegar fogo e se pegar aí todo mundo se prejudica há e a igreja não tem nada haver com a decisão da juíza e prefeitura

  10. VALDECI HONORIO disse:

    Que tenho em dizer , parabéns a essa Juiza , e que através dela seja primeiros passos pra outras interdições e regras , infelizmente e uma cidade que aproveita dos romeiros tenho pena dos romeiros que são explorados pela inocência deles
    Que pena

  11. Valter Jesus disse:

    Concordo com o comentário de Valdeci Honório, os visitantes e os romeiros são muito maltratados na cidade. Na inocência ajudam a fomentar o tráfico de drogas através dos tais malhadores de fitinha (que sempre exploram pedindo dinheiro). Com relação as bancas, acredito que deveria de haver um camelódromo com cada feirante tendo o seu espaço de trabalho. Já imaginou ir a tradicional feira e contar com segurança, principalmente em dias de chuva e ventanias? Banheiros públicos e até outras comodidades. Fora que do jeito que está, a avenida está muito feia.

  12. BENTO DE LIMA disse:

    Eu acho que tem que ter um lugar pra realizar a feira. Se coloca no lugar de quem Mora nessa rua que transtorno vc não conseguir chegar com se carro na sua garagem

  13. Francisco gastardelli disse:

    Porque não fazem uma varredura também no Chopin de aparecida só tem contra bando todas autoridades fazem vista grossa.

  14. Luiza disse:

    Pelo que entendi não é sobre contra bando e sim um lugar adequado para se trabalhar,fui nesta feira uma vez e não tenho vontade de volta.Sei que é o sustento de muita gente mas é um lugar suje vc não consegue vê nada tive medo de continuar acredito que tenha que ter um espaço para os feirantes trabalharem com mais dignidade.

  15. Regiane Oliveira disse:

    Pra melhorar e ficar mais organizado seria ideal camelodromos! Tudo devidamente limpo,seguro e fiscalizado…principalmente mercadorias falsas…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail e telefone não serão publicados. Todos campos são obrigatórios*