Sem categoria

Flexibilização de antenas 5G é aprovada em São José

Câmara aprova flexibilização de antenas 5G em São José, simplificando licenças e viabilizando expansão do serviço de telefonia celular

Flexibilização de antenas 5G é aprovada em São José

Foto: Cleverson Nunes/CMSJC

Os vereadores de São José dos Campos aprovaram, na última quinta-feira (21), a flexibilização de antenas 5G, por meio do projeto de lei complementar 21/2021, de autoria do vereador Thomaz Henrique (PL). A proposta desburocratiza o processo de instalação de infraestrutura para estações rádio base de telefonia celular, viabilizando a expansão da tecnologia 5G na cidade.


O texto, aprovado com 19 votos favoráveis e um contrário, permite a instalação de antenas em áreas não regularizadas e define situações em que o licenciamento pode ser dispensado ou agilizado. A nova legislação estabelece que toda estação instalada deve ser comunicada à Prefeitura em até 90 dias após a instalação ou a vigência da lei.

Entre as mudanças, a norma determina uma distância mínima de 3 metros do eixo da torre até o imóvel e de 1,5 metro da base até os limites do terreno, com regras distintas para instalações em topos de edifícios. O processo de licenciamento também foi simplificado, com prazo de 20 dias úteis para análise dos órgãos competentes.

Continua depois da publicidade

A aprovação da lei é vista como um marco no incentivo à modernização tecnológica no município. “Essa mudança trará mais conectividade e desenvolvimento econômico para a nossa cidade”, destacou o autor do projeto, vereador Thomaz Henrique.

4 respostas para “Flexibilização de antenas 5G é aprovada em São José”

  1. Luis Araújo de Oliveira disse:

    Parabens pela atitude Vereador moro na cidade morumbi ate Hoje nao sei onde Encontrar este tal de 5G faz um Tempinho que se falam Nele mas onde sera que esta 😉😉🤷‍♂️

  2. Georges disse:

    Essas antenas emitem ondas prejudiciais à saúde dependendo da distância dela ao ser humano. Tratar isso na base de quitanda não é o correto.

  3. BENEDITO NELSON ROVIDA disse:

    Sou radio amador e até onde sei as micro-ondas são perigosas e tratar isso de forma açodada é pura irresponsabilidade dos vereadores.

  4. BENEDITO NELSON ROVIDA disse:

    Quem tem que fiscalizar é ANATEL . AGENCIA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÃO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail e telefone não serão publicados. Todos campos são obrigatórios*