Vale do Paraíba

Fim da saidinha: mais de 2,9 mil detentos são aguardados nas unidades prisionais da RM Vale

Saída temporária de junho termina e mais de 2,9 mil detentos devem retornar aos presídios da região entre esta segunda (22) e a próxima terça-feira (23)

Saída temporária de junho termina nos presídios da região

Saída temporária de junho termina na região/ Foto ilustrativa Depositphotos

A saída temporária de junho termina nesta segunda-feira (22) para a maioria dos detentos que receberam autorização para deixar os presídios da região na última terça-feira (16). Ao todo, mais de 2,9 mil presos foram beneficiados pela medida, considerada uma ferramenta de ressocialização prevista na legislação brasileira.


O prazo para retorno é definido previamente pela Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) e varia conforme a unidade prisional. Esta foi a segunda saída temporária de 2026. A próxima está programada para setembro.

Em Tremembé, os presos da Penitenciária 1 (P1), da Penitenciária 2 (P2) e da Penitenciária Feminina 2 devem retornar até as 15h desta segunda-feira (22). Já na Penitenciária Feminina 1, o limite é às 16h.

Continua depois da publicidade

No Centro de Progressão Penitenciária (CPP) Dr. Edgard Magalhães Noronha, conhecido como Pemano, em Taubaté, o retorno ocorre em datas diferentes. Os detentos dos pavilhões 1 ao 8 devem voltar até às 14h desta segunda-feira (22). Já os internos dos pavilhões 9 ao 16 têm prazo até às 14h de terça-feira (23).

Em Potim, os presos da P1 precisam retornar até as 13h, enquanto os da P2 têm prazo até as 14h desta segunda-feira. No Centro de Detenção Provisória (CDP) de São José dos Campos, o horário limite também é 13h. No CDP de Caraguatatuba, os detentos devem retornar até as 14h.

Caso o detento não retorne dentro do prazo estipulado, ele perde o benefício e passa a ser considerado foragido da Justiça.

Saída temporária

A saída temporária, conhecida popularmente como saidinha, é concedida a presos que cumprem requisitos previstos na legislação. Entre eles estão o cumprimento mínimo de parte da pena — 1/6 para réus primários e 1/4 para reincidentes — além da apresentação de bom comportamento no sistema prisional.

Segundo as regras vigentes no estado de São Paulo, são realizadas quatro saídas temporárias por ano, normalmente nos meses de março, junho, setembro e dezembro. O objetivo é contribuir para a reintegração social dos detentos e fortalecer os vínculos familiares durante o cumprimento da pena.

Gabriela Cobianchi

Redação

Estudante de Jornalismo e integra a equipe da Life Informa. Com destaque na cobertura esportiva, também atua em outras editorias, acompanhando os principais acontecimentos do Vale do Paraíba e região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail e telefone não serão publicados. Todos campos são obrigatórios*