Teste realizado pelo IPT entre São Paulo e São José dos Campos demonstra a eficiência da tecnologia de hidrogênio, considerada uma das apostas para a mobilidade sustentável e a redução das emissões de carbono

Veículo movido a hidrogênio percorre 140 km e é apresentado em São José dos Campos / Foto: divulgação
Um importante avanço rumo à mobilidade sustentável foi apresentado nesta segunda-feira (22) em São José dos Campos. Durante a Pulsar Expo IPT 2026, realizada no Parque de Inovação Tecnológica (PIT), o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) demonstrou um veículo movido a hidrogênio capaz de percorrer 140 quilômetros consumindo apenas 1 quilo de combustível.

Foto: divulgação
O automóvel utilizado foi um Toyota Mirai, equipado com tecnologia de célula a combustível, que converte hidrogênio em eletricidade para movimentar o veículo. Antes da viagem entre São Paulo e São José dos Campos, foram abastecidos cerca de cinco quilos de hidrogênio produzido pelo próprio IPT.
Ao final do trajeto, os pesquisadores constataram que apenas um quilo do combustível havia sido consumido, reforçando a eficiência energética da tecnologia.
Leia também
Segundo o diretor-presidente do IPT, Anderson Correia, a iniciativa representa mais um passo importante para a descarbonização do setor de transportes e para o desenvolvimento de soluções energéticas limpas no Brasil.
O projeto recebeu investimentos de aproximadamente R$ 20 milhões do Governo do Estado de São Paulo e integra uma estratégia voltada à pesquisa, desenvolvimento e aplicação do hidrogênio como fonte de energia sustentável.
A demonstração faz parte da programação da Pulsar Expo IPT 2026, evento que reúne empresas, startups, pesquisadores e representantes do setor público para apresentar inovações voltadas à indústria, sustentabilidade e tecnologia.

