EUA vão incluir PCC e Comando Vermelho na lista de organizações terroristas estrangeiras a partir de 5 de junho

Governo Trump inclui PCC e CV em lista de organizações terroristas / Foto: reprodução internet
O governo dos Estados Unidos anunciou nesta quinta-feira (28) que irá classificar as facções brasileiras Primeiro Comando da Capital (PCC) e Comando Vermelho (CV) como organizações terroristas estrangeiras. A medida faz parte da estratégia do presidente Donald Trump de ampliar o combate ao crime organizado internacional e endurecer sanções contra grupos ligados ao narcotráfico.
Segundo o Departamento de Estado norte-americano, PCC e CV passarão oficialmente a integrar, a partir de 5 de junho, a lista de Organizações Terroristas Estrangeiras (FTOs, na sigla em inglês) e também a relação de Terroristas Globais Especialmente Designados (SDGT).
Em comunicado oficial, o governo dos Estados Unidos afirmou que as facções brasileiras estão entre “as organizações criminosas mais violentas do Brasil” e acusou os grupos de promover ataques contra policiais, agentes públicos e civis.
O Departamento de Estado também declarou que a atuação das facções ultrapassa as fronteiras brasileiras e representa impacto direto para a segurança nacional norte-americana.
Leia também
“O governo Trump continuará a usar todas as ferramentas disponíveis para proteger nossa nação e nossos interesses de segurança nacional”, informou a pasta em nota divulgada nesta quinta-feira.
O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, afirmou que PCC e CV possuem atuação regional ligada ao narcotráfico e ao crime organizado transnacional.
A decisão ocorre um dia após o senador Flávio Bolsonaro afirmar que solicitou pessoalmente ao presidente Donald Trump que as facções brasileiras fossem classificadas como organizações terroristas. O encontro ocorreu no Salão Oval da Casa Branca.
Segundo Flávio Bolsonaro, Trump informou que avaliaria o pedido. O senador afirmou que defendia o endurecimento das medidas contra os grupos criminosos brasileiros.
O anúncio também ampliou a tensão diplomática entre Brasil e Estados Unidos nas últimas semanas. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva demonstrou preocupação com a possibilidade de os EUA enquadrarem facções brasileiras como grupos terroristas.
Integrantes do governo federal avaliam que esse tipo de classificação pode abrir precedentes para medidas internacionais mais rígidas relacionadas à segurança e ao combate ao crime organizado.
Durante reunião com Trump na Casa Branca, Lula defendeu a ampliação da cooperação bilateral no enfrentamento ao tráfico internacional de drogas, armas e organizações criminosas.
Entre as iniciativas apresentadas pelo governo brasileiro está o Centro de Cooperação Policial Internacional (CCPI), conhecido como “Polícia da Amazônia”, sediado em Manaus. O projeto reúne forças policiais de países amazônicos e representantes da Interpol para operações conjuntas contra crimes transnacionais.
O governo brasileiro também citou o plano “Brasil contra o crime organizado”, estruturado em ações de combate financeiro às facções, reforço da segurança nos presídios, repressão ao tráfico de armas e aumento da resolução de homicídios.
Apesar da nova classificação anunciada pelos EUA, Brasil e Estados Unidos já mantêm acordos de cooperação na área de segurança pública e inteligência, incluindo troca de informações sobre tráfico internacional de drogas e armas.
Veja também
Com barcos e helicópteros, buscas por Dheorge, desaparecido em Ilhabela, chegam ao 6º dia




Quem apoia um país invadir o outro por qualquer pretexto é fascista e anti patriota. Se Brasil é classificado como tendo terrorismo as empresas não investe é faz sanção ao país . Primeiro saiba o que é terrorismo depois de sua opinião não deixe fazerem sua cabeça. EUA é um país cheio de traficantes e abriga traficante, e faz negócios com país terrorista, ele tem até klukluskla. Por isso não deveria opinar em qualquer país
Deolane Bezerra, a “caixa do crime organizado” concorda.
Estima-se que existam cerca de 90 organizações criminosas atuando no país. Grande maioria dessas facções possui uma atuação regional ou estadual, focada em territórios específicos, enquanto poucas possuem alcance nacional e transnacional.
– Segmentação: Aproximadamente 74 dessas facções são classificadas como locais, 14 operam em nível regional e duas possuem atuação nacional e internacional.
– Concentração: O Nordeste concentra mais da metade desses grupos. A Bahia, por exemplo, tem sido um estado com números elevados de organizações contabilizadas.
– Origem e Presídios: A maior parte dessas estruturas nasce e se retroalimenta dentro do sistema prisional, expandindo-se posteriormente para comunidades e outros setores da sociedade.
Investigações apontam que facções criminosas têm buscado expandir sua influência para destinos turísticos que combinam duas características estratégicas para o crime: alta circulação de dinheiro (impulsionada pelo turismo de festas e eventos) e estrutura administrativa limitada (cidades pequenas com efetivo policial reduzido).
Destinos famosos que têm sido frequentemente citados por autoridades e reportagens jornalísticas devido à presença ou disputa de grupos criminosos incluem:
Porto de Galinhas (PE): Controlada por grupos locais como a facção “Trem Bala”, que possui conexões com facções maiores.
Pipa (RN): Área de disputa e influência de grupos como o “Sindicato do Crime”.
Jericoacoara (CE): Destino que enfrenta a presença e a disputa de território por organizações criminosas.
Outras regiões: Relatos indicam movimentações semelhantes em destinos como São Miguel dos Milagres (AL) e regiões litorâneas na Bahia, como Trancoso e Caraíva.
No RJ , região de Paraty e Trindade.
Dinâmica nesses locais:
Para manter o fluxo de turistas — que movimenta a economia local e, por consequência, o mercado do tráfico — esses grupos frequentemente impõem “regras de conduta” rígidas nas áreas centrais. Isso visa evitar roubos e assaltos a turistas, mantendo uma aparência de normalidade enquanto, na prática, controlam a venda de drogas, o comércio ilegal de armas e exigências sobre prestadores de serviços locais.
Essas informações refletem uma tendência identificada pelo poder público sobre a interiorização e diversificação das atividades das facções, que buscam se infiltrar em setores da economia legítima para a lavagem de dinheiro e o aumento de seus lucros.
Chefes de Facções e Situação Prisional
No que diz respeito aos líderes de facções como o Comando Vermelho (CV) e o Primeiro Comando da Capital (PCC), o cenário atual é de endurecimento no combate a essas organizações:
Transferências para Presídios Federais: Em novembro de 2025, uma série de lideranças do Comando Vermelho foi transferida para o sistema prisional federal, medida adotada pelo Estado para isolar chefes de facções e reduzir sua influência externa.
Entre os transferidos na ocasião estavam nomes como Arnaldo da Silva Dias (Naldinho), Carlos Vinicius Lírio da Silva (Cabeça de Sabão), Eliezer Miranda Joaquim (Criam), Fabrício de Melo de Jesus (Bicinho), Marco Antônio Pereira Firmino da Silva (My Thor), Alexander de Jesus Carlos (Choque) e Roberto de Souza Brito (Irmão Metralha).
Busca por Lideranças: As forças de segurança mantêm listas de alvos prioritários. Em outubro de 2025, a Operação Contenção visou figuras como Edgar Alves de Andrade (Doca), apontado como um dos principais líderes do CV ainda em liberdade na época, além de Luciano Martiniano da Silva (Pezão) e Wilton Carlos Rabello Quintanilha (Abelha).
Indivíduos abaixo eram utilizados para “lavar” valores provenientes de atividades ilícitas, como rifas clandestinas e jogos ilegais, dissimulando-os através de contratos musicais, shows e publicidade. Entre os detidos na operação estavam:
MC Ryan SP: Cantor de funk, preso em Bertioga (SP).
MC Poze do Rodo: Cantor de funk, preso no Rio de Janeiro (RJ).
Chrys Dias: Produtor do MC Ryan SP.
Raphael Sousa Oliveira: Criador da página “Choquei”.
Investigações no Futebol: Desde 2024, o Ministério Público tem conduzido apurações sobre a infiltração de facções, como o PCC, no agenciamento de jogadores de futebol. Investigadores apontaram o uso de empresas de agenciamento de atletas como veículo para “esquentar” dinheiro oriundo do tráfico. Nomes de ex-agentes e intermediários, como Danilo Lima de Oliveira (“Tripa”) e Rafael Maeda Pires (“Japa”), surgiram em delações que citaram a movimentação financeira envolvendo jogadores de clubes da Série A.
E qual o problema? Não sou bandido e não tenho negócios com eles.
Você precisa tirar a cabeça do buraco igual uma avestruz, sair do zap e ler mais. TODO o Brasil vai sofrer sansões, as exportações, incluindo o agro, vão ser afetadas, a Embraer poderá ser retirada de negociações de vendas de aviões, várias empresas americanas que estão no Brasil poderão sair daqui, etc.
Se informe melhor antes de achar que você será poupado!
Para quem anistiou Ross Ulbricht, administrador do maior mercado de drogas online, parece que o Laranjão está tentando arrumar um jeito de apoiar o Bozinho fascista! O que será que ele vai querer em troca? O brioco do capetinha ou nossas terras raras?
Muito estrando o filho de miliciano chamado de mito que condecorou miliciano Adriano na Nobrega quando ele estava preso querendo ganhar as eleições prejudicando todo mundo, apenas para ganhar as eleições.
Qual o estado do Brasil onde existe milicianos que estão envolvidos na política? Onde moradores são proibidos de andar pelos traficantes?
A resposta é RIO DE JANEIRO!
E qual é o candidato a presidente e atual senador eleito pelo RIO DE JANEIRO?
O Flávio Rachadinha fez isso para o povo esquecer os 134 milhões que ele pediu para o Vorcaro? Dinheiro que foi desviado dos aposentados do Rio de Janeiro e de São Paulo.
Não adianta, as conversas entre o Rachadinha e o Vorcaro pelo Whatsapp vão continuar saindo, e pode aparecer algum vídeo íntimo.
Certíssimo. Isso aí.
Os EUA são imunes a corrupção imposto por estas facções, plata o plumo. E têm que intervir para arrebentar a hierarquia. E o mais efetivo seria o Brasil deportar os chefes aqui presos para os EUA.
Também têm que atuarem no Paraguai e Colômbia.
Mas, e o armamento americano que chegam por aqui?
E tem a Europa, grande fonte de renda com venda das drogas, também colabora e pouco fazem para combatê-los.
Facções já investem em integrantes, dentro da folha de pagamento, a fazerem faculdades de direito e prestarem concursos para serem criminalistas, mas também para cargos jurídicos públicos como promotoria e juízes.
Já influenciam no legislativo municipal e estadual, e em alguns anos, com mais efetividade no judiciário.
Com toda ironia sou obrigado a bater palmas para este candidato vagabundo a presidência da república, novamente ao chorar no colo do laranjão este filho miliciano conseguiu trazer prejuízo ao nosso pais, já não bastasse a taxação absurda que foi aplicada no Brasil trazendo prejuízos a empresas brasileiras graças a estes políticos ou que se dizem políticos que vão chorar no colinho do presidente do EUA.
Chega a ser um absurdo o que estes políticos do PL fazem no desespero, querem entregar o nosso país a outro de graça, se gostam tanto daquele país, faça igual os outros que já assumiram seus erros e foram esconder por debaixo da bandeira americana, com o Trump batendo na cabeça destes e dizendo, QUEM TEM NO PAIS POLÍTICOS COMO VCS NÃO PRECISAM DE INIMIGOS INTERNACIONAIS.
Não esqueçam que aquele Presidente jamais será reeleito, e se alguém tiver oportunidade é só ver o índice de rejeição, então a mamata da família miliciana vai acabar.
Senhores eleitores, concordo que o atual governo brasileiro não é o melhor, mas fazer campanha por estes políticos fascistas, milicianos e que só fazem desserviço para o nosso País, é fechar os olhos para a realidade deles. Esta família só quer o poder, e vão agir se lá estiver novamente atuando com golpe de estado, tirando a liberdade de expressão, dando poder a militares, cuidado com o que querem, pois eu espero retornar aqui para dizer ” EU AVISEI”.
Este atual miliciano candidato a Presidente sequer tem algum projeto aprovado, nunca fez pauta alguma para ajudar aos pobres, ou todos que os apoiam aqui na Life são ricos??
O Vorcaro tá aí para provar que eles milicianos e companhia não são família, não são honestos, Deus não está acima de tudo, e não andam dentro das 4 linhas da constituição.
Acorda adoradores de pneus, acorda seus sinalizadores para ETs, e agora ainda bebem detergente. Bando de papagaio de piratas, só sabem repetir sempre o mesmo.
Acordem da tempo.
E o LULA FEZ ALGUMA COISA PELO BRASIL??? FEZ SIM… ROUBAR O POVO, ENGANAR O POVO, ESCRAVIZAR O POVO COM BOLSA FAMÍLIA..O DILEMA DELE É: DOU BOLSA FAMÍLIA E GARANTO O MEU VOTO…COM ISSO ELE FICA CADA VEZ MAIS RICO E O POVO VICIADO NO DINHEIRO FÁCIL ( BOLSA FAMÍLIA) QUE QUEM SUSTENTA É O TRABALHADOR QUE PAGA OS IMPOSTOS… PODERÍAMOS TER MELHOR SAÚDE PÚBLICA, MELHOR EDUCAÇÃO E MAIS SEGURANÇA..MAS O LULA ACHOU MELHOR GARANTIR O VOTO, COMPRANDO QUEM NÃO GOSTA DE TRABALHAR… MAS O POVO MERECE O PRESIDENTE QUE TEM….
Lula pode não ser um exemplo de administração, mas não dá para comparar com o Bozinho fascista, “mano” do Vorcaro! Provavelmente os dois vão para o segundo, mas se o filhote de capeta não ganhar, não se desespere. Faça uma oração para São Pirelli e tchau! Argentina é logo ali!
Odeio a extrema-direita e bolsonarismo. Faz o PL Perdeu Losers
Este Trump e um esquizofrênico, os lixos brasileiros que acompanham este louco são piores que ele, este vagabundo deste Trump quer dizer com a vida de muita gente mas não vai pegar os principais bandidinhos brasileiros parcas do vorcaro em pegar dinheiro pra fazer filmes de paizinho, vagabundos com ganância de poder e ganância de riqueza, pobres brasileiros que votarem nestes parasitas, nítido o estado de SP com os parcas fazendo o mínimo e tendo um enriquecimento nas costas da população de sp, parabéns aos cegos que estão votando em tranqueiras e o Brasil indo rumo a decadência, se o problema fosse o velho inútil do lula estaríamos bem, problema está mais em baixo, problema está querendo entrar e está sugando o estado de sp no governo,
Nunca votei no PT mas hoje vejo uma necessidade de votar no PT para eliminar está quadrilha de milicianos do RJ que estão tentando dominar o brasil e fazer o povo brasileiro refém destes criminosos