Saiba como solicitar o recolhimento de animal morto em São José dos Campos e veja como agir com segurança em casos de atropelamento

Animal morto em São José: saiba como solicitar recolhimento/ foto: leitor
Encontrar um animal morto em uma rua ou rodovia é uma situação triste, mas relativamente comum em áreas urbanas e próximas a regiões de mata. Além do impacto emocional, esses casos exigem uma ação rápida da população para garantir a segurança de motoristas, pedestres e de outros animais.
Em São José dos Campos, o recolhimento de animais mortos de pequeno porte é realizado gratuitamente pela Urbam (Urbanizadora Municipal). O serviço atende ocorrências em vias públicas e em residências, desde que o chamado seja registrado pelos canais oficiais.
Dois casos só nesta quinta-feira
Na manhã desta quinta-feira (25) um cachorro foi atravessar a avenida dos Astronautas, região sudeste de São José dos Campos, e acabou colidindo com um motoqueiro que passava pelo local. O motoqueiro chegou a cair, mas não se machucou, já o animal não resistiu aos ferimentos e acabou falecendo no local.
Segundo a Urbam, após o registro da ocorrência pelo telefone 156, as equipes foram acionadas e realizaram o recolhimento do animal.
Leia também
Outro caso foi registrado na avenida Shishima Hifumi, no Urbanova, região oeste. Duas capivaras foram atropeladas e acabaram falecendo. A Urbam também realizou o serviço de retirada dos animais.
Mas, afinal, o que fazer ao encontrar um animal morto ou presenciar um atropelamento? Registre a ocorrência pelos canais oficiais. Em São José dos Campos, a solicitação pode ser feita pelo telefone 156, pelo aplicativo 156 SJCampos ou pelo WhatsApp (12) 99710-0156.
O atendimento é realizado diariamente, das 7h às 19h. Chamados feitos após as 18h são atendidos no dia seguinte.
E se o animal estiver vivo após o atropelamento?
Quando o animal sobrevive ao atropelamento, os cuidados devem ser ainda maiores. Mesmo animais dóceis podem reagir de forma agressiva por causa da dor ou do medo.
Se houver condições de segurança, sinalize o local para alertar outros motoristas e acione imediatamente os órgãos responsáveis: Corpo de Bombeiros e/ou Polícia Militar Ambiental, para realização do resgate.


Meio incoerente…..quer dizer que se um animal estiver morto numa via após as 18 hs o mesmo vsi ficar lá até pelas 8 ou 9 hs pois só as 7 hs é que irão ver o comunicado? É isso mesmo? Quer dizer que o animal vai ficar por 12 hs ou mais na via…..
É mais fácil os urubus e carcarás fazerem o serviço de remoção da carcaça do que a Urbam.