Meio Ambiente

Chorume do aterro de São José será convertido em água de reuso em 2026

Nova unidade no aterro sanitário tratará diariamente 235 m³ de chorume e promete reduzir custos e ampliar ações sustentáveis no município 

Chorume do aterro de São José será convertido em água de reuso em 2026

Foto: Divulgação

A Urbam (Urbanizadora Municipal) publicou nesta quarta-feira (10) um edital de licitação para a implantação, operação e manutenção de uma unidade de tratamento de chorume, líquido escuro resultante da decomposição do lixo no aterro sanitário. 


A concessão terá validade de 20 anos e a previsão é que a nova planta entre em funcionamento no fim do primeiro semestre de 2026. A abertura do edital está marcada para o dia 17 de novembro. 

O processo de tratamento transformará o chorume em água de reuso, que poderá ser utilizada em serviços como irrigação de áreas verdes, lavagem de vias e manutenção do próprio aterro. Além disso, serão gerados lodo não perigoso e fertilizante como subprodutos. 

Continua depois da publicidade

Atualmente, o aterro sanitário de São José dos Campos produz em média 235 m³ de chorume por dia. O líquido é coletado por meio do sistema interno de drenagem e direcionado para as lagoas de chorume, de onde seguirá para a nova unidade de tratamento. 

Segundo a administração municipal o investimento permitirá uma economia de até 40% nas despesas com coleta, transporte e destinação de chorume, além da redução de gastos com a compra de água potável para serviços urbanos. 

 

Veja também: Novo Poliesportivo no Bosque dos Eucaliptos será entregue no sábado

Gabriela Cobianchi

Redação

Estudante de Jornalismo e integra a equipe da Life Informa. Com destaque na cobertura esportiva, também atua em outras editorias, acompanhando os principais acontecimentos do Vale do Paraíba e região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail e telefone não serão publicados. Todos campos são obrigatórios*