Meio Ambiente

Ao menos seis balões sobre São José preocupam autoridades

Ao menos seis balões foram vistos sobre São José; um caiu e causou incêndio. Lançar balões é crime e pode gerar multa.

balões, São José dos Campos, incêndio, crime ambiental

Foto Rede Social

Ao menos seis balões foram avistados sobre São José dos Campos na manhã deste domingo (5), chamando a atenção de moradores em várias regiões da cidade. Segundo informações iniciais, um dos artefatos caiu em uma estrada que leva à represa do Jaguari e provocou um incêndio em área de mata. O Corpo de Bombeiros foi acionado para combater as chamas, mas ainda não há informações sobre a extensão do fogo nem sobre danos ambientais.


O lançamento e o transporte de balões são proibidos por lei no Brasil. O artigo 42 da Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998) estabelece que fabricar, vender, transportar ou soltar balões que possam causar incêndios em florestas, áreas urbanas ou vegetação é crime, com pena de um a três anos de prisão e multa.

Além de incêndios, os balões colocam em risco a segurança aérea, podendo interferir em rotas de aviões e helicópteros — um perigo ainda maior em cidades com tráfego intenso, como São José dos Campos. O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) alerta que um simples balão pode causar acidentes graves ao atingir aeronaves.

Continua depois da publicidade

Autoridades reforçam que soltar balões é crime e que a prática, além de causar danos ambientais, ameaça vidas humanas e o patrimônio público e privado. Em caso de avistamento, a recomendação é acionar a Polícia Militar Ambiental (190) ou o Corpo de Bombeiros (193) imediatamente.

5 respostas para “Ao menos seis balões sobre São José preocupam autoridades”

  1. JOSE RENATO OLIVEIRA disse:

    Parece ser muito difícil conseguir que quem pratica esse tipo de produção e soltura deixe de fazê-lo.
    Tem que haver punições severas, como prever a lei….

  2. Carlos disse:

    Coloca recompensa no Disque Denúncia que logo aprecem os bandidos. Ah não, não pode. Todos são inocentes até que se prove o contrário

  3. Carlão disse:

    Todo mundo sabe que soltar balão é crime!
    Por que a polícia do Tarcísio não vai atrás para pegar os criminosos?
    Será que são os mesmos que adulteram gasolina e falsificam bebidas?
    Será que são amigos do governador?
    E não vale colocar a culpa em juízes e blá blá blá.
    Faça a sua parte, assuma a responsabilidade de governador e não coloque a culpa nos outros.

  4. Osvaldo disse:

    Leis, para tudo, nós temos. O que não, são os com coragem, determinação e competência pra fazer cumprir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail e telefone não serão publicados. Todos campos são obrigatórios*