São José dos Campos

Trabalhadores da Urbam mantêm paralisação após audiência sem acordo no TRT

Greve da Urbam segue em São José dos Campos após trabalhadores rejeitarem proposta de suspensão durante assembleia

Greve da Urbam continua após assembleia em São José

Greve da Urbam continua após assembleia em São José dos Campos

A greve da Urbam foi mantida pelos trabalhadores de São José dos Campos na manhã desta quarta-feira (24), após assembleia da categoria decidir pela continuidade da paralisação. A decisão ocorreu um dia após audiência de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (TRT-15) terminar sem acordo entre as partes. A paralisação foi iniciada no último dia 10 de junho.


Durante a reunião no tribunal, o sindicato havia se comprometido a levar aos trabalhadores uma proposta para suspender temporariamente a greve até o julgamento do dissídio coletivo, mas após a votação em assembleia, os servidores optaram por manter o movimento.

Entre as principais reivindicações dos funcionários estão o reajuste do vale-refeição de R$ 27 para R$ 33, a implantação de assistência médica sem coparticipação para trabalhadores com salários de até R$ 5 mil e questões relacionadas ao pagamento de adicionais trabalhistas.

Continua depois da publicidade

O impasse entre a categoria e a Urbam não é recente. Neste ano de 2026, os trabalhadores já haviam realizado outra paralisação motivada pelas negociações envolvendo salários e benefícios.

Com a manutenção da greve, a expectativa agora é pela análise do caso pelo colegiado do TRT-15, que deverá julgar o dissídio coletivo. Até o momento, não há data definida para o julgamento.

Urbam se manifesta

Em nota, a Urbam lamentou a decisão do sindicato de manter a paralisação. A empresa afirmou que, durante as negociações, acolheu 73% das reivindicações apresentadas pelos trabalhadores, mas que ainda assim não houve acordo entre as partes.

Segundo a Urbanizadora Municipal, foram realizadas tentativas de diálogo com representantes sindicais na sede da empresa, mas as propostas apresentadas foram rejeitadas pelo SEAAC. A Urbam destacou que as ofertas formuladas consideram a atual realidade financeira da instituição.

A empresa também informou que as mobilizações sindicais têm registrado baixa adesão. De acordo com a nota, cerca de 200 colaboradores participam dos atos, em um universo superior a 4.100 funcionários.

Ainda conforme a Urbam, todos os serviços essenciais seguem funcionando normalmente, garantindo o atendimento à população durante o período de paralisação.

Gabriela Cobianchi

Redação

Estudante de Jornalismo e integra a equipe da Life Informa. Com destaque na cobertura esportiva, também atua em outras editorias, acompanhando os principais acontecimentos do Vale do Paraíba e região.

2 respostas para “Trabalhadores da Urbam mantêm paralisação após audiência sem acordo no TRT”

  1. Patricia disse:

    Não é acordo a urbam não faz acordo nenhum ela quer simplesmente ficar do jeito q esta..
    Funcionários com menos d 1 ano d casa já recebem o insalubre q é 640 a mais q os funcionários antigos..
    Destacando tbm a questão do desconto do vale Alimentação q dos funcionários com mais de 10 anos d casa são descontados 69, 00 $ quanto do funcionários com menos d 10 anos d casa são descontos d 12.00$$ os funcionários qren justiça só isso minha gente

  2. Luciano Granja disse:

    Eu acho que funcionários públicos deveriam ser proibidos de fazer greve.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail e telefone não serão publicados. Todos campos são obrigatórios*