Cotidiano

Radar no km 27 da Tamoios é o terceiro que mais multa no Estado!

Foram 37.648 multas efetuadas ao longo de 2022

Radar no km 27 da Tamoios é o terceiro que mais multa no Estado!

Radar no km 27 da Tamoios é o terceiro que mais multa no Estado / Foto ilustrativa: Jornal do Litoral

Trafegar na rodovia dos Tamoios requer paciência dos motoristas. Mesmo sendo duplicada desde 2013, a rodovia mantém como velocidade máxima 80 km/h no trecho de planalto. Estudos vêm sendo feitos para verificar a viabilidade de aumentar esta velocidade, mas até o momento nenhum resultado foi divulgado pelo Estado ou pela concessionária que administra a rodovia.


Que os radares multam muito todo motorista que trafega pela Tamoios tem ciência. O que se sabe agora, conforme divulgado pela secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo, é que o radar situado no km 27 + 400 é o terceiro que mais multa em todas as rodovias paulistas. Foram 37.648 multas efetuadas ao longo de 2022, números superados apenas por dois radares  situados na Imigrantes, nos km`s 48 + 400 e km 52 + 490.

Na Imigrantes o radar do km 48 registrou em 2022 um total de 112.609 infrações. Já o equipamento do km 52 contabilizou 79.300 multas durante o mesmo período. Os principais motivos das multas nos radares mencionados nesta matéria são velocidade superior à máxima permitida em até 20% ou transitar em velocidade superior à máxima permitida, em mais de 20% e até 50%.

Continua depois da publicidade

A secretaria estadual informou também que nos últimos quatro anos, de 2019 a 2022, foram arrecadados o valor total de R$ 839.386.854,56 em multas.  As informações foram divulgadas pelo jornalista Marcelo Veríssimo, do Jornal do Litoral.

Veja também

Rumo a São Francisco Xavier, Primeira Trip Bike de 2023 ocorre neste domingo!

72 respostas para “Radar no km 27 da Tamoios é o terceiro que mais multa no Estado!”

  1. Ivan+Santos disse:

    Sim…..deve ficar em local estratégico…..” Escondido” igual aquele da ponte Paraibuna

    • Péssima ideia de esconder radar. 80 km na tamoios está desde a época que rodava só fusca e Brasília que mau chegava a 100 km e pista simples. Hj a rodovia é duplicada em todo o trecho, a maioria dos carros possuem air-bag, abs, etc, muito mais tecnologia do que os carros de freio a tambor. Mas a fábrica de multa é necessária e a rodovia precisa dar lucro pra pagar os altos investimentos feito e o recapeamento do péssimo asfalto.

      • Efraim Garcia disse:

        Perfeito seu comentário é o que penso.

      • Caio disse:

        Essa concessionária é sacana ,pois 80Km ,numa pista adequada para100Km no mínimo. É feito só para punir, além de ser desgastante para qq motorista. Isso tem que acabar.

        • Tráfego muito pela tamoios, e realmente 80 km/h não dá, ando bem acima, mas sempre prestando muita atenção no Waze, o que acho muito errado é o exemplo aqui exposto, um fusca, Brasília ou qq carro antigo o risco de trafegar a 80 km/h é muito superior à um automóvel atual, o qual é super equipado e seguro. E além do mais, muitos brações que trafegam pela esquerda e nem se dão conta em olhar no retrovisor.

      • Tony Silva disse:

        Bom . É melhor deixar nus 80 km , pq se se colocar a 100 km . Os usuários andam a 130 , ou mais . E quem quiser andar a cima dos 80 , que arque com a multa .

        • Mario disse:

          A questão é que esse radar, especificamente, limita a velocidade em 60 km/h.

          • Cleber disse:

            É por essa e outras coisas (taxa em Ubatuba) que parei de ir para o litoral norte!! O povo é roubado descaradamente!!

        • Silvio disse:

          Pra quem só desce uma vez por ano blz , mas desce e sobe todos os dias pra ver o desgaste que é, 80 km/ h , e vergonhoso , então pra que duplicar ?

      • Gerson disse:

        Perfeito faço das suas palavras as minhas.

      • Ivan Santos disse:

        Concordo plenamente com o Sr. é um desrespeito flagrante, uma imoralidade, esta indústria da multa no Brasil inteiro, continuamos sendo o País do salve-se quem puder…….

    • Rogério disse:

      Velocidade permitida 80km mais esse radar é 60km por isso o motivo de tantas multas , muitos não presta atenção na sinalização

      • Esse radar fica antes de uma curva perigosa realmente precisa prestar muita atenção para não ser multado repentinamente diminui de 80 km para 60 km e a curva é para à direita nesse caso não vejo como indústria da multa pois realmente há necessidade de diminuir a velocidade.

    • Edilson disse:

      Esse radar é uma sacanagem , toda rodovia é 80 km daí chega nesse pedaço 60 é uma sacanagem tanto que passei a 74 pensando ser 60 pesados e 80 leves como é definido para rodovia…isso é mais um assalto, covardia e palhaçada como muitas outras desse país ridículo por sua política criminosa, quadrilha séria o melhor nome para os três poderes…

  2. José Moraes disse:

    Não precisamos saber se tem ou não radares e onde ficam, é só RESPEITAR a Vmax da pista e não seremos multados.

    • Vc deve estar com gozação ou é muito babaca. Estamos falando das armadilhas que colocam para nos multar, numa rodovia que usou nosso dinheiro para ser melhorada e a velocidade permitida diminuiu muito!

  3. É brincadeira né, dinheiro $$$$$$em caixa.

  4. Mariano disse:

    Eu só não entendo uma coisa. Antigamente, quando a rodovia ainda não era duplicada, a velocidade máxima era 100 km/h. Agora, com a duplicação e consequente aumento da segurança, a velocidade máxima baixou para 80 km/h. Qual a lógica??? 🤔🤔🤔

    • Mas nesse caso aí já é pra ótario se fuder kkkkkk

    • O problema todo é que usam radares como arapucas, inadmissivel 80km. por hora na Tamoios, e no local cai de 80 para 60k/h,, desço direto e já fui contemplado com multa, outra, não há educação de transito, somente punição para elevar a arrecadação e ajudar manter a corrupção!!! Inclusive quem anda a 80k/h atrapalha os demais usuários!!!!

      • A tamoios se vc vacilar perde a carteira de motorista porque fora os radares fixos eles colocam os escondidos e fora quando os policiais ficam nos lugares que eles sabem onde o pessoal costumam andar acima da velocidade com os secadores

    • Neste trecho da Rodovia (km 27+400) a velocidade é 60 km/h. Se forem verificar as multas esse é o fator determinante.

    • João Inoue disse:

      O interessante é que a parte do anel rodoviário de São José dos Campos que liga com a rodovia dos Tamoios é de 100 km/h. Quando termina e passa a ser a rodovia propriamente dita cai para 80km/h.

  5. Não podemos reclamar das multas temos que ser + prudente ao dirigir respeitar todas leis do trânsito assim não iremos pagar qualquer tanto nas estrada quanto no trânsito no dia a dia eu por exemplo nunca paguei nenhuma multa neste sentido

  6. Indústria da multa …. Só por Deus

    • Realmente tudo que fazem nessa Rodovia dos Tamoios é apenas e exclusivamente pra Arrecadar em multas…vergonhoso esses.pedagíos 2 no mesmo trecho de 100 km!!??
      Depois os Cones que SÃO PERMANENTES…E PERIGOSOS….FAZ 2 ANOS QUE ESTAO LA NO MESMO LUGAR….E NOS Pagamos e não acabam o desvio nuncaaaa….Agora francamente por 80 numa estrada só de decida única…e 60 de surpresa e cai pra 40…sem Sentido algum e Palhaçada mesmo com o usuário Manes….Esperando que o nosso Governador competente acabe logo com essa Pilantragem e ☝️ um COFRE de ARRECADAÇÃO ..NINGUÉM SAI FO LITORAL NORTE SEM UM SOUVENIR #LEMBRANÇAS….1 MULTINHA…PELO MENOS!

  7. Paulo disse:

    A velocidade Máxima na marginal Tietê e 90 km .no centro urbano de sp. Agora na rodovia dos tamoios 80 km e as vezes 60 km e trechos de serra a 40 km . Confesso que gostaria de entender…$$$$$$. rsss

    • João Inoue disse:

      O trecho do anel viário de São José dos Campos que liga com a rodovia dos Tamoios é de 100km/h.

  8. E a indústria da multa crescendo a cada dia…duplicaram a tamoios pra andar de carroça…sensatez sim, mas burrice não né?? Pelo menos 100 km/HR ficaria de bom tamanho..na Osvaldo Cruz sentido Ubatuba e 80 km..

  9. Kiyoaki Kawakami disse:

    É o radar que fica na descida, com velocidade máxima de 60km/h. Deve ser este o motivo…80 km/h já é baixo. Então 60km/h deve pegar muita gente desprevenida…

  10. Edilson Reis disse:

    O grande problema, é que em muitas rodovias do Brasil, o limite de velocidade é fracionado. Variando de 120 km, chegando a 40 km em determinados trechos, da mesma via, sem justificativa plausível!

  11. O respeito com o usuário na tamoios é nenhum, o trecho que está interditado logo após a inauguração está na justiça para saber quem tem que arrumar a concessionária, a empreiteira, o estado ou talvez quanto austo briguem faz nada mas os pedágios seguem cobrando o mesmo valor e com todos os reajustes possíveis, na imigrantes não é diferente está abandonada túneis com luzes apagadas a rodovia está esburacada, suja, cheia de mato, falta sinalização, etc, mas também reajuste ah sim estes estão sempre em evidência.

    • Não podemos esquecer radar móvel no Km 51 na divisória da pista ida e volta mas no Km 52 faz 7 anos que tem um desvio acho que nos que usamos essa pista todos os dias precisamos fazer uma caixinha para pagar uma empresa que faça o serviço VERGONHA DE VER ISSO pedágio não dá retorno não é

  12. Helena martins da Silva disse:

    É um absurdo isso em uma rodoviária duplicada a velocidade máxima se 80 e ainda colocar radar escondido …

  13. Helena martins da Silva disse:

    É um absurdo isso em uma rodovia duplicada a velocidade máxima se 80 e ainda colocar radar escondido ….

  14. Mathyas disse:

    Fábrica de multas das pesadas, por isso essa região quase ninguém gosta de viajar, são Sebastião deixa de ter lucros vantajosos, pois poderia receber mais turistas em grande qualidade maior.

  15. Vanderlei Faria disse:

    A velocidade da rodovia é de 80km/h, porém neste ponto a velocidade máxima é de 60km/h.

  16. É de fato a velocidade de 80 km/h na tamoios é absurdo; e se VC põe o carro no piloto automático nessa velocidade, vem caminhão e ônibus te empurrando, além de tomar multa em certos trechos dessa estrada. Será que alguém do DER terá bom senso e aumentar a velocidade no Planalto da tamoios; na serra tem que ir devagar.?

  17. Waldiney disse:

    Vou toda semana para o litoral a trabalho nos últimos 6 anos, e não tive nenhuma multa. Vejo muita imprudência a cada viagem, motoristas que transformam a rodovia é uma pista de corrida onde seus carrões devem atingir a velocidade máxima sem se importar com outros motoristas e com a vida de outras pessoas. A multa só e aplicada a aqueles que não respeitam os limites de velocidade. Então corra mais e pague mais multa, os cofres públicos agradecem..

  18. Tráfego muito pela Tamoios, infelizmente há as pegadinhas. Radares móveis escondidos, e Policiais escondidos. Além de ser um absurdo 80 Km a velocidade máxima, indústria da multa Paulistana.

  19. Davi disse:

    Mas também local reduz para 60km/h

    • Edison disse:

      Na Tamoios no Km 27 sentido Caraguá a velocidade max. é 60 km/h , obrigando os motoristas a freiarem os veículos em pleno percurso, causando alto risco de acidente.

  20. Valmir disse:

    Só uma coisa TDS que foram multados estavam acima da permitida agora se mudassem pra 100 aquele que foram multados acima dos 80 irão ser multados do mesmo jeito pois não vai respeitar a velocidade máxima então não adianta reclamar e só aliviar o pé.

  21. Eduardo José Garcez disse:

    Esse negócio de velocidade é um problema pois existem motoristas que querem andar a 120 enquanto tem mulas que andam a 60 km/h. Não sabem que a pista da direita é para carros mais lentos e da esquerda para os mais rápidos. Tamoios em certos trechos agora duplicada poderia ser de 90 km/h. Outro problema é que tem mudanças constantes de placas, ora é 80, de repente muda para 60! Vc tem que dirigir olhando placas! Põe 80 na estrada toda e pronto. Para quem vai toda essa grana de multa pra concessionária ou DER???

  22. Márcia disse:

    Multa uma máfia hj em dia até carro na garagem está sendo multado

  23. É uma pouca vergonha essa estrada ter ma velocidade inferior a Marginal Tietê.
    Colocaria ela com a primeira em multas, porque na proporção de carros que transita na Imigrante e comparando com a Tamoios, a probabilidade de você ser multado na Tamoios é infinitamente maior.

  24. Revoltado Alves disse:

    Tem que aumentar a velocidade máxima para 100 km por hora, chega dessa palhaçada, e chega dessa industria da multa. Foi duplicada para quê, então ?

  25. Wiener disse:

    Para mim, 80km é muito baixo, tira sua atenção, vc senta no banco como se estivesse num sofá. O limite deveria ser 110/120km, como na maioria das rodovias, e quem exceder *MULTA* neles.

  26. Rodolfo disse:

    As velocidades não mudam pois a necessidade de ROUBAR, ou melhor, multar é maior.

  27. Paulo Victor disse:

    A maioria dos radares com display marca velocidade acima da real. Confiram com o GPS!

  28. Vamos torcer para sair o contorno de Caraguatatuba para São Sebastião o mais rápido possível esse trecho está horrível.

  29. Celia Regina Lopes disse:

    Gostaria de saber se as multas arrecadadas da para consertar a tamois onde tem um deslizamento de terra e pedra, o que fizeram foi interditar e dividir a pista contrária.
    Mas o pedágio era para manter a rodovia, já faz mais de 5 anos esse deslizamento, porque a concessionária não arrumou até agora?

  30. Jean disse:

    Para arrecadar, em nome da “segurança”. Esta rodovia, que tem a caracteristica semelhante da Anhanguera entre São Paulo e Jundiai, comporte 100 Km/h tranquilamente. Não sei que tipo de estudos fazem para liberar uma velocidade adequada, nesta estrada, mas creio que é a do fluxo de caixa.

  31. Mauro disse:

    Absurdo o que fazem nessa rodovia. É nítida a fábrica de multas que ela gera. Fora a barreira do km 52 que está lá desde a inauguração, e ninguém toma providências. É um descaso com o contribuinte. Mas o congresso estava novinho em duas semanas (depois dos atos de vandalismo), sem licitação, sem nada.

  32. Vagner Santo disse:

    Tomei multa nesse local. O Radar fica atrás de uma grande placa. Parede até de propósito. Foi a noite pouco iluminado e o excesso de placas confunde e distrai.

  33. Felipe disse:

    Este pessoal que cuida da rodovia dos tamoios são tudo um bando de incompetente em colocar 80
    Nós temos a rodovia presidente Dutra onde trafega muito mais carros que a rodovia tamoios.
    E o limite máximo eh 110 em muitos trechos.

  34. Junoir disse:

    Esse radar eapecifico esteve desregulado por mais de 1semana , ao passar nele a 60km/h ele marcaca 80km/h
    E permaneceu ligado por longo periodo mesmo com esse problema.
    Eu mesmo guardei um video gravado por uma viatura averiguando esse fato, caso precisa-se recorrer.

  35. Almir disse:

    Ladrões sxfados !

  36. Luiz disse:

    Tomei uma multa no km 27 data 09 03 2025 estava a 80 km

  37. Ana disse:

    Tomei multa a 70 por hora, uma vergonha esse radar, fins lucrativos pros safados corruptos

  38. Ayrton Luiz S. Brisighello disse:

    Atenção: são dois radares nesse ponto com distância de 2km entre eles. Um absurdo! Tomei multa nos dois!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail e telefone não serão publicados. Todos campos são obrigatórios*