Críticas dos EUA ao Pix e proposta de taxação de produtos brasileiros elevam o tom das discussões entre os dois países

Presidente Lula defende Pix após críticas dos EUA e cobra explicações de Trump sobre nova taxação ao Brasil / Foto: Ricardo Stuckert/PR
Tensão na relação comercial entre Brasil e Estados Unidos! O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira (2), durante evento em Catalão -GO, que o Pix representa uma alternativa mais eficiente e acessível aos sistemas de pagamento operados por grandes empresas norte-americanas. Segundo ele, o sucesso da ferramenta criada pelo Banco Central tem gerado preocupação em companhias do setor financeiro dos Estados Unidos. Durante o discurso, o presidente brasileiro afirmou que o sistema de transferências instantâneas “assusta” empresas ligadas ao mercado de cartões de crédito.
Segundo Lula, a principal preocupação de empresas como Mastercard, Visa e WhatsApp Pay seria a expansão de um modelo gratuito e público de pagamentos. O Pix permite transferências e pagamentos sem cobrança de tarifas para pessoas físicas, característica que contribuiu para sua rápida popularização no Brasil.
Relatório dos EUA cita o Pix
A declaração ocorre após a divulgação de um relatório do Escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos (USTR). O documento aponta preocupações com práticas comerciais brasileiras e menciona o Pix como um sistema que poderia prejudicar a competitividade de empresas privadas do setor de pagamentos.
O relatório é resultado de uma investigação iniciada há cerca de um ano pelo governo dos Estados Unidos sobre supostas práticas consideradas desleais no comércio bilateral. Entre as medidas sugeridas está a aplicação de tarifas de até 25% sobre parte das exportações brasileiras.
Leia também
O governo brasileiro e empresas eventualmente afetadas terão até o dia 15 de julho para apresentar manifestações sobre o relatório antes da eventual adoção de medidas pelos Estados Unidos.
Lula cobra contato de Trump
Ao comentar o tema, Lula afirmou que aguardava o avanço das negociações entre os dois países. Segundo o presidente, houve um entendimento anterior para que equipes ministeriais trabalhassem durante 30 dias na busca de soluções para as divergências comerciais.
Durante o discurso, Lula também cobrou uma conversa direta com Donald Trump para esclarecer a recomendação do USTR. O presidente brasileiro argumentou que os Estados Unidos acumulam superávit comercial na relação com o Brasil e defendeu a continuidade do diálogo entre os governos.
A discussão envolvendo o Pix nos EUA ocorre em meio ao aumento das tensões comerciais entre os dois países e pode influenciar futuras negociações sobre tarifas, comércio digital e sistemas de pagamento eletrônico.




Isso ai seu verme velho escroto, vou votar em vc sei imundo pois BOSONARO não dá, antes vc do que votar em resto podre ganancioso
Faz o PL Perdeu Losers
Lulararacassauro terá meu voto. Bolsonarismo e extrema-direita NUNCA MAIS.
Quem vende o Brasil como a extrema direita, não merece governar. O pix é dos brasileiros, EUA que tire o olhar da nossa maneira de pagamento ser melhor que a das deles, que só beneficia uma pequena parcela da população. Pix é pra todos. Viva o Brasil
Eu acho o lula uma merda, mas para mim ele e uma merda seca que já não fede tanto, mas BOSONARO e uma BOSTA, este fede, a família toda fede cheira coco CRU, para mim são cânceres imundos ocupando nosso querido brasil, 1 ser inútil com uma família de bosta com sede de poder querendo adiantar o máximo a ida de toda família e levar o 9 junto para o inferno, gente podre que só pensam na própria ganância e não tem competência alguma pra cuidar de pessoas, ideal colocar na bandeja o resto destes políticos podres que temos, perfeitinhos safadinhos, governadores vagabundos que vendem estatais a preço de banana parça dos vagabundos do rio de janeiro, temos que abrir os olhos com os pilantras da politica
Tinha respeito e gostava dos militares, hoje vejo os militares como um bando de gente inútil que estão ali pra sugar o sangue da população e não servem pra nada, depois de conhecer o BOSONARO vi que os militares são imprestáveis sugando os cofres públicos do brasil
Isso ai seu velho inútil imundo imprestável, não vou votar em você, mas se for concorrer com BOSTAnaro vou ser obrigado a virar em você ser velho escroto pois não suporto está família de demônio que são estes BOSONARO, gente pior que você seu velho imundo sem noção, de uma coisa você vai vêncer pro resto da vida, se concorrer novamente com está família imunda pior que vc vc vai ganhar de lavada pois os outros são piores que vc
Flavio Bosonaro ta dando ate a BUNDA para ganhar a politica,, o cara chupa, da faz o que for possivel para ganhar e fuder com a vida do povo para bnefico proprio,,
Irmao dele ta la nos states gastando o dinheiro do papaizinho militar que ganha uma fortuna e ainda quer mais , nao se contenta com a fortuna que tem
por isto que se o VEIO vier novamente ele e o filinho do papai e veio ganha
ESSE TAL DE LULA ESTA PAGANDO TODOS OS PECADOS DELE AQUI NA TERRA, SÓ ELE NAO VE ISSO.
ESTE POBRE COITADO E O RESTO DESTES POLITICOS PODRES ESTAO CONTRINUINDO PARA A PREVIDENCIA DE SATANAS NO INFERNO QUE E O LUGAR ONDE ELES IRAO QUANDO PARTIREM.
PARABENS LULA, BOZO, TARCA DE SP TRUTA DO BOZO E RESTO DE MERDAS QUE HABITAM A POLITICA BRASILEIRA