São José dos Campos

Prefeitura e EDP reforçam retirada de cabos inutilizados

Prefeitura e EDP reforçam retirada de cabos inutilizados, garantindo segurança e organização da fiação aérea em São José dos Campos

Prefeitura e EDP reforçam retirada de cabos inutilizados

A Prefeitura de São José dos Campos e a EDP se reuniram com empresas de telecomunicações para reforçar a importância da retirada de cabos inutilizados na cidade. O objetivo da iniciativa é garantir a segurança da população e reduzir a poluição visual causada pelo acúmulo de fios em desuso.


Durante a reunião, realizada nesta sexta-feira (31), a EDP apresentou uma nova plataforma que será lançada em fevereiro. A ferramenta permitirá que as empresas visualizem a rota dos postes e verifiquem onde ainda há possibilidade de novas instalações. Segundo Ana Paula Ferreira, gestora operacional da EDP, o sistema proporcionará um ordenamento mais eficiente, facilitando o atendimento às empresas que atuam de forma regular.

Ao todo, 18 empresas do setor de telecomunicações participaram do encontro, tirando dúvidas e apresentando sugestões. Para Rodrigo Sales, coordenador técnico de uma operadora, a iniciativa melhora a integração entre os envolvidos e agiliza o serviço. “A nova plataforma vai reduzir o tempo de resposta e beneficiar diretamente a população”, destacou.

Continua depois da publicidade

Somente em janeiro, a EDP removeu cerca de 1.250 quilos de fiação em desuso na cidade. Estima-se que 40% dos cabos aéreos estejam inativos, contribuindo para a desorganização da infraestrutura e aumentando o risco de quedas.

Em casos de fiação caída, a recomendação é que os munícipes não toquem nos fios e não tentem removê-los. O ideal é entrar em contato com a Prefeitura, pelo telefone 156, ou diretamente com a EDP, pelo 0800.721.0123.

13 respostas para “Prefeitura e EDP reforçam retirada de cabos inutilizados”

  1. Georg Theodoro Hofmann disse:

    As empresas que abandonam cabos inativos nos postes deveriam ser multadas, isso expõe todos a riscos desnecessários

  2. Georges disse:

    Prestadoras de serviço devem ter a obrigação de remover todo esse lixo e não simplesmente ir sobrepondo cabos. A prefeitura tem funcionários que ganham para inspecionar e demandar o que é certo. Que tal todo mundo fazer sua obrigação e parar de largar a cidade à sua própria sorte?

    • Kelli disse:

      Caro amigo,as empresas como telefonia estão restrito de remover a fiação …a EDP proíbe as empresas por conta de riscos c acidentes e até mesmo pq os técnicos dessas empresas não tem os EPis adequados e não estão autorizados a remover os fios inutilizados…Sendo assim é inteira responsabilidade da companhia de energia

      • Osvaldo dos Santos disse:

        Se estão aptos pra subir na escada e por cabo ,porque não subir tirar, sem fundamento seu argumento, porque eles não iriam mexer com cabo elétrico e sim com cabo de telefonia, e fibra ótica

        • Jorge Luiz disse:

          O cara tem.um Q.I limitado.
          As mesmas empresas instalam os cabos com EPI e EPCs… na altura determinada, só que instalar gera receita, retirar é custo apenas.
          Não tem nada haver com segurança, é apenas descaso.

  3. Arildo Alves Cardarelli disse:

    A manutenção da rede de telefonia fixa deve ser mantida organizada e não abandonada. Haja vista que nuitos fios se partem e ficam pendurados podendo alguém com visão difícil se enroscar e cair isso afeta a segurança pública

  4. Severino José da Silva disse:

    Eu acho que se a empresa de telefonia tem capacidade de instalar os fios ela mesma deveria retirar os que estão sem uso…quando é pra instalar não precisam de autorização da EDP e o mesmo procedimento deveria ser feito pra retirá-los…agora ficam nesse jogo idiota sempre com desculpa pra ninguém assumir a culpa de tantos fios pendurados enfeiando a nossa cidade.

  5. Amadeu Cantareira disse:

    A prefeitura deveria fiscalizar a instalação destes cabos ao invés de cruzar os braços e deixar chegar nesta situação. Mas para isso o prefeito teria que trabalhar! Acho que contei um piada sem querer!

  6. Rubens Filho disse:

    É isso que eu chamo de Bela Obra de Arte Urbana e Moderna.
    Exposta gratuitamente para a apreciação público em geral.

  7. Lucas disse:

    Com toda certeza é muito feio e perigoso cabos pendurados , cortados . Porém na sua grande maioria que estraga todo o trabalho é a própria Edp , quando vão fazer troca de postes , cortam amarram de qualquer forma . Ja vi isso acontecer várias vezes .

  8. Mauricio Antonio José disse:

    Estão metendo a mão mesmo. Muitas pessoas ganhando com isso.

  9. João Prado disse:

    Saudades quando energia e telecomunicações eram estatais não tinha essa desordem eram proficionais, energia, telecomunicações, siderurgia, mineração etc tem que voltar a ser estatal urgente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail e telefone não serão publicados. Todos campos são obrigatórios*