Vale Histórico

Prefeito de Aparecida, Zé Louquinho retira projeto da taxa de turismo

Prefeitura de Aparecida retira projeto de lei que previa cobrança de taxa de turismo para entrada de veículos na cidade

Programação da Semana Santa no Santuário Nacional

Foto ilustrativa: revistadoturismo

A prefeitura de Aparecida decidiu retirar da Câmara Municipal o projeto de lei que previa a cobrança de uma taxa de turismo para veículos que ingressassem na cidade, um dos principais destinos religiosos do país por abrigar o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. A decisão foi tomada na segunda-feira (6) pelo prefeito Zé Louquinho (PL).


A proposta havia sido enviada ao Legislativo em setembro e ainda tramitava nas comissões, sem previsão de votação. Mas, o Executivo solicitou a retirada do projeto, sem informar o motivo nem confirmar se o texto será refeito e reenviado em outra oportunidade.

De acordo com o projeto, a justificativa para a criação da taxa estava baseada no impacto que o turismo causa na infraestrutura urbana e ambiental da cidade, especialmente durante feriados e datas religiosas. O texto destacava que, embora essencial para a economia local, o grande fluxo de visitantes demanda investimentos contínuos em limpeza, manutenção de vias e zeladoria.

Continua depois da publicidade

O projeto previa a cobrança dos seguintes valores:

Carro: R$ 10,01

Moto: R$ 5,00

Van ou kombi: R$ 20,03

Micro-ônibus: R$ 40,06

Ônibus: R$ 70,11

Os veículos licenciados em Aparecida e nas cidades vizinhas de Guaratinguetá, Potim, Roseira, Lorena, Canas, Piquete, Cachoeira Paulista e Cunha seriam isentos da cobrança, assim como viaturas oficiais e veículos participantes de eventos públicos reconhecidos pela prefeitura.

A proposta também previa a criação do Fundo Municipal de Turismo Sustentável (FMTS), responsável por administrar os valores arrecadados com a taxa, aplicando-os em serviços de limpeza urbana, preservação ambiental, manutenção de vias, educação ambiental e promoção do turismo religioso e cultural.

O projeto de lei complementar ainda revogaria uma norma de 2006, que já previa uma cobrança semelhante para veículos de turismo, mas que nunca chegou a ser regulamentada.

Com a retirada do projeto da taxa de turismo, a discussão sobre novas formas de financiamento para a infraestrutura turística da cidade fica suspensa, enquanto a prefeitura avalia os próximos passos.

4 respostas para “Prefeito de Aparecida, Zé Louquinho retira projeto da taxa de turismo”

  1. Maria Otávia Guedes disse:

    Absurdo, roubo … já cobram estacionamento na Basílica que o valor é acima do real … quetem arrancar o couro do Povo…

  2. Joel de Oliveira disse:

    Aleluia até que enfim uma decisão sensata,parabéns

  3. PAULO Cesar Guedes Fonseca Guedes disse:

    A cidade vive de turismo agora cobrar p visitar sua cidade e absurdo e abuso aproveitar da cidade Santa e da fé das pessoas que acredita. Louco prefeito que cobra por Vista em suas cidade. Esta moda pega campos do Jordão e umas delas antes ti ha

  4. Giancarlo Faria disse:

    O comércio é oque se lucra com o dito turismo religioso e inimaginável….

    Igreja e prefeitura vivem a anos da fé do povo.

    E como sempre , querendo tirar mais ainda do bolso das pessoas…

    Tinha era que acabar com tido esse mercado. Esse comércio todo sem nenhuma segurança, etc…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail e telefone não serão publicados. Todos campos são obrigatórios*