São José dos Campos entrega 837 alvarás para comerciantes das feiras do Jardim Colonial e da Barganha, garantindo segurança jurídica e anunciando investimentos que prometem transformar os tradicionais e gigantescos espaços de comércio popular

Mais de 840 feirantes conquistam alvará e deixam a informalidade em São José dos Campos / Foto: Claudio Vieira, PMSJC
Sábado (27) foi um dia histórico para centenas de trabalhadores que fazem parte da tradição de São José dos Campos. A prefeitura entregou 837 alvarás de funcionamento para comerciantes das feiras do Jardim Colonial e da Barganha, marcando o início de uma nova fase de regularização, valorização e fortalecimento do comércio popular na cidade.
A cerimônia foi realizada no Centro de Formação do Educador (Cefe), em Santana, reunindo feirantes que, após anos de atuação, conquistaram a autorização oficial para exercer suas atividades com segurança jurídica. Outros 460 alvarás serão entregues em uma segunda etapa, concluindo o processo de regularização dos trabalhadores cadastrados.

Foto: Claudio Vieira/PMSJC
Além da formalização, a prefeitura anunciou uma série de melhorias estruturais para as feiras, incluindo a instalação de bancas padronizadas, construção de novos sanitários, criação de um bolsão de estacionamento e implantação de um espaço destinado a apresentações culturais, fortalecendo ainda mais esses tradicionais pontos de encontro da população.
Leia também
As permissões terão validade de um ano, são pessoais e intransferíveis e representam um importante avanço na organização dos espaços públicos, beneficiando tanto os comerciantes quanto os milhares de consumidores que frequentam as feiras semanalmente.

Foto: Claudio Vieira/PMSJC
A entrega dos alvarás também foi marcada pela emoção de quem aguardava esse momento há décadas. Feirante desde 1985, Antônio Vicente comemorou o reconhecimento do trabalho construído ao longo de quase 40 anos.
“Esperei por muito tempo esse dia tão especial, em que meu esforço seria recompensado”, afirmou.
Para Maria Helena Rodrigues, que trabalha há mais de dez anos ao lado do marido na Feira da Barganha, a regularização representa a realização de um sonho.
“Sempre brinquei que era empreendedora e hoje meu sonho se tornou realidade”, disse. As informações são da prefeitura.

