Cotidiano

Exibição da bandeira dos Estados Confederados gera revolta em São José dos Campos

Exibição de bandeira dos Confederados em prédio no Aquarius, São José dos Campos, gera revolta por associação a racismo e supremacismo

Exibição da bandeira dos Estados Confederados gera revolta em São José dos Campos

Exibição da bandeira dos Estados Confederados gera revolta em São José dos Campos / Foto: leitor Life

Moradores do bairro Jardim Aquarius, na zona oeste de São José dos Campos, foram surpreendidos ao avistarem a polêmica bandeira dos Estados Confederados exibida na sacada de um prédio residencial, visível da avenida Cassiano Ricardo, uma das principais da região, no final da tarde de terça (7). O símbolo, amplamente associado a grupos racistas e supremacistas brancos, causou indignação entre os moradores.


“Hoje, enquanto voltava do trabalho, me deparei com uma cena inacreditável: um morador exibindo a bandeira dos Estados Confederados na varanda. Isso por si só já deveria ser motivo de revolta”, afirmou um leitor que preferiu não se identificar.

A bandeira dos Confederados foi utilizada pelos estados do sul dos Estados Unidos durante a Guerra Civil Americana (1861–1865). O símbolo representava os interesses dos estados que defendiam a manutenção da escravidão. Após a derrota dos Confederados, a bandeira passou a ser usada por grupos racistas como a Ku Klux Klan e se tornou um emblema de supremacia branca, sendo considerada uma defesa velada da escravidão.

Continua depois da publicidade

Polêmica e implicações legais

Apesar do impacto emocional e histórico, a exibição da bandeira dos Confederados não é proibida no Brasil. De acordo com um advogado consultado pela Life, a legislação brasileira criminaliza apenas a fabricação, comercialização e uso de símbolos nazistas, como a suástica, conforme previsto na Lei 9.459/1997. A exibição da bandeira dos Confederados, no entanto, não é tipificada como crime.

Grupos que defendem o uso do símbolo alegam que ele representa os valores do sul dos Estados Unidos, mas o contexto histórico e sua associação com o racismo têm gerado protestos em diversas partes do mundo. “Essa bandeira carrega um peso histórico que não pode ser ignorado. Exibi-la em espaços públicos é insensível e ofensivo”, concluiu, indignado, outro morador do bairro.

A situação trouxe à tona debates sobre liberdade de expressão e os limites entre manifestações culturais e ofensas raciais, acendendo o alerta para a importância de discussões mais aprofundadas sobre símbolos históricos e seus significados na sociedade contemporânea.

Veja também

Atenção empresários e prestadores de serviços do Aquarius; Vem aí o 6° guia gratuito! 

 

32 respostas para “Exibição da bandeira dos Estados Confederados gera revolta em São José dos Campos”

  1. ARTURO ZAMPERLINI disse:

    Quanta besteira e idiotice.
    O que importa para São José dos Campos que a bandeira de mais de 170 anos atrás esteja numa varanda…

  2. Carlos Mamede disse:

    Mete fogo neles.

  3. Eliana disse:

    Lamentável esse fato. O objetivo é muito claro: suporte ao racismo e a escravidão de negros.

    • Nareal disse:

      E a liberdade de expressão? Faz parte da história americana, nada a ver, como diz no comentário acima, 170 anos atrás, se preocupem com coisas mais reais, dólar, com taxação acima de 5 mil, com café a 26,00, com cortes no auxílio aos autistas, povinho mí mi mi do krai

      • João disse:

        Mi mi mi? Reclamar de 10 pontos da economia pode, mas reclamar de uma apologia a supremaria é mimimi. Se toca facho, vai defender burrice longe daqui

  4. Alan Santos disse:

    Fogo nos racistas!

  5. Cesar Rodriigues disse:

    Materia pifia, sem conteudo agregador, sem assinatura do que se diz jornalista responsavel, assim como o pseudo depoimento, sem contar o CTRL C x CTRL V de um texto da internet em relação a bandeira.

  6. Flávio da TUSJ disse:

    Racismo não se debate. Racismo se combate!

  7. Cesar Rodriigues disse:

    Complementando, pode ser que o morador esteja comemorando a posse oficial do Trump em 20/01/25, e como toda a maioria das midias sao “canhotas” procuram “pelo em ovo”, será o caso da Life informa tb ?

  8. Eliana disse:

    Esgoto racista , não se importa de mostrar sua cara de extremista.

  9. Cidadão de Bem disse:

    Eita povinho que não tem o que fazer. Este pessoal do Aquarius se acham o máximo heim. Piada uma reportagem destas. Tanta coisa acontecendo, como por exemplo a imposição do STF em 08/01 e que realmente onpovo deveria estar preocupada, ai vem um Ze Mane chorando por causa de uma bandeira. Quem reclamou manteve o anonimato por que? Kara tem gente que tem estampada na pele através de tatuagem vários símbolos e ninguém nem esta aí para isso. Cada um devia tomar da sua vida e esquecer as dos outros. Vainprocurar o que fazer, isso sim. Se possível vai rezar um pouco pela paz do mu do e principalmente aqui no Brasil.

  10. Paula Vadão disse:

    Vão carpir um lote, deixem o sujeito colocar a bandeira dele na sacada, vai ver é americano. Vão achar o que fazer seus “mimizento” dos inferno.

  11. Guilherme disse:

    Bora se preocupar com nossos defeitos, tipo… auxílio paletó, moradia, auxílio qquer coisa, carros entre outras …
    Pq nossas virtudes ninguém reconhece… trabalho de sol a sol, viver com salário MÍNIMO, impostos…
    Então sem mi mi mi

  12. Guilherme disse:

    Só uma outra pergunta….
    Na sua sacada tem a bandeira do Brasil…nosso país?..ou… é muito?

  13. Cesar Rodriigues disse:

    Estou curtindo muito os comentários, aprendo que temos que combater o obscurantismo, e os erros assim tornarmos melhor humanidade.
    Mas infelizmente o pouco e raso conhecimento agregados ao CTRL C x CTR V somados aos que não tem opinião e creem em tudo que veem, e julgam e condenam….
    Esta ai a amostra da inconsistência intelectual tanto de quem fez a matéria, de quem assina como responsável e deixam publicar sem nenhum filtro, não defendendo A ou B, a pessoa tem seus motivos de ter colocado esta bandeira, seja cidadão americano comemorando a posse do Trump e ainda afrodescendente.
    Quem fez a matéria sequer foi atrás para saber os reais fatos desta pessoa, para ter o parecer e como disse acima, julgaram e o condenaram.
    Só associam esta bandeira a guerra do sul x norte, sendo que o sul industrializado e abolicionista contra o norte escravagista e maior atividade econômica nas lavouras, e por isso rechaçado pelo norte na guerra,… e outro fator tb muito importante o sul é republicano (de direita) e o norte Democrata (de esquerda) e simbolizavam as 13 colônias (as 13 estrelas) que queriam a independência da Inglaterra, e posterior a guerra entre sul e norte.
    Então a real historia da origem da bandeira confederada.
    Aprendi que temos que combater o obscurantismo e os erros assim tornarmos uma humanidade melhor e esclarecida.

  14. Rodrigo disse:

    Achei legal, não vejo problema nenhum!

  15. Valéria disse:

    Coloquem bandeiras coloridas nas janelas de vcs. A vermelha vai desaparecer no meio das outras.

  16. Affonso Henriques Rodrigues de Sousa disse:

    Vamos observar a situação caótica da economia brasileira e a tendência extremista de supressão da expressão pessoal de pensamento.
    Não chegaremos a nada.
    O resto é resto.

  17. Rubens Filho disse:

    A bandeira mesmo dos confederados nem é esta. Esta é de batalha e mesmo assim alterada. White Power é um movimento crescente de neonazistas e neofascistas. Vejam quais os símbolos, alguns novos, associados a estes movimentos, pois símbolos clássicos já não são mais usados por serem crimes, mas os simpatizantes usam outros.
    Sugestão: Assista aos documentários Extermine Todos os Brutos – 2021 de Raoul Peck e 13th ( 13ª Emenda) – 2016

  18. Rubens Filho disse:

    Há uma lista de símbolos de ódio, incluindo siglas, números, frases, logotipos, bandeiras, gestos e outros símbolos diversos usados para fins de ódio, de acordo com a Liga Antidifamação.
    Alguns desses itens foram apropriados por grupos de ódio e podem ter outros significados não só relacionados a grupos de ódio, incluindo pró-racistas.
    Os usam em camisetas, tatoos, cartazes, pingentes, adesivos, perfis de redes sociais, fotos, ….
    Se interessar dê uma pesquisada.

  19. Pedro Schenker disse:

    Moro a 20 anos nesse bairro, povinho nojento que se acha e tem opinião. Os gostosos da zona oeste, reclamam de tudo. Deveria ter morado no Campo, bandeira se é ou não dos confederados, foda-se, apoio e é linda. Povo chato e cheio de mimimi. Brasil, quem liga.

    • Rubens Filho disse:

      A Schenker foi uma empresa que participou do saque e pilhagem de arte e bens durante a Segunda Guerra Mundial.

      Durante o regime nazista, a Schenker foi uma das empresas mais importantes envolvidas no saque e pilhagem de bens na Europa.

      Os arquivos da Schenker revelaram que a empresa transportou arte saqueada pelos nazistas.
      Esses arquivos permitiram que pesquisadores rastreassem algumas das obras de arte roubadas de judeus durante o Holocausto.

  20. marcelo fonseca disse:

    lastimavel,pelo menos vamos saber identificar esse racista.

  21. Eliana Riccetto disse:

    Não considero bobagem, muito pelo contrário. Expor esta bandeira revela sim o desejo de divulgar ideias racistas e propagar supremacismo branco, típico das ações da extrema direita.

  22. Cesar Rodriigues disse:

    Vi inúmeras manifestações de quem não tem o.minimo conhecimento do que é, do que se trata, o razo conhecimento agregado a inscositencia intelectual, mal sabem da história do Brasil quiçá da história americana e vem criticando a pessoa que colocou a bandeira, com suas lamúrias e mímimis, induzindo auto flagelação e culto a ignorância. Vou lá no Aquarius apertar a mão desse morador, e dar-lhe a bandeira oficial dos EUA…, e dia 20/01/25 ele hasteia em sua varanda., venha Trump e ponha ordem na casa.
    Pior se fosse bandeira do PT, Isis (estado islâmico), Hezbolah, Boco Haran, ….

    • Rubens Filho disse:

      Ôpa, falou o “mestrado e doutorando professor de história norte americana.” Misturou até as bolas dando exemplos de outras bandeiras.

      Ave Caesar, morituri te salutant”

    • Rubens Filho disse:

      Típico viés de espantalho. Ou será viés de confirmação.

  23. Sérgio Oliveira disse:

    A melhor resposta a toda essa bobageira é coloque a bandeira brasileira em frente a sua residência diariamente e seja cidadão correto.

  24. José Rafael Trench Sestari de Souza disse:

    Diga em qual prédio é isso que eu vou lá arrancar

  25. Rubens Filho disse:

    Kkkkk tem gente ai em cima precisando de um coyote mexicano na travessia.
    Lambedores de botas texanas.

  26. Marcos disse:

    Quanta bobagem a gente vê escrito aqui. Uns defendem bandeira como se ela fosse só um simbolo, colocando na lembrança o STF, auxílio paletó. Na moral, deveria mandar esses “patriotas” loucos para internação. Gente Lula, Bolsonaro, e tds que estão ai, NUNCA vão pensar no povo, não sejamos gados, objetos de manobra, vamos trabalhar, arregaçar as mangas e parar realmente de ficar jogando o que os políticos querem, uns contra os outros. Brasil ACORDE quanto é tempo. Lamber os “ovos” de políticos, não é p o povão, isso já fazem, e muito, os ricos e milionários que cada vez tem mais R$. Ah esqueci, me desculpa, se fosse em outro bairro ninguem veria, Aquarius, em sua maioria, só tem gado, por isso tem o terreno da vaquinha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail e telefone não serão publicados. Todos campos são obrigatórios*