Aquarius Life

Aquarius Life: Calçada danificada gera riscos a pedestres na rua dos Piquirões

“É quase impossível transitar pela calçada. Tenho medo de que alguém se machuque com gravidade”, afirma leitor
*Matéria publicada na revista Aquarius Life de dezembro

Aquarius Life: Calçada danificada gera riscos a pedestres na rua dos Piquirões
As calçadas danificadas do Jardim Aquarius são um problema recorrente e que geram riscos a pedestres e pessoas com mobilidade reduzida.
A Life já abordou este tema diversas vezes na revista e nas redes sociais. Mas, o assunto sempre volta à tona.


Na avaliação de um morador recém-chegado ao bairro, na rua dos Piquirões, a calçada apresenta condições precárias, representando perigo especialmente a idosos, cadeirantes e carrinhos de bebê. Apesar do descontentamento com as calçadas o leitor contou que está muito satisfeito com o bairro. “Não há dúvidas de que se trata de um dos melhores lugares para morar nesta cidade, com toda certeza, um dos melhores do Brasil”, expressou.

Ao longo da rua um trecho específico chama a atenção por ser o único com calçamento de cimento, diferentemente do restante da via, onde o piso intertravado oferece maior acessibilidade. Só que o problema vai além da escolha do material: o piso encontra-se danificado com raízes de árvores rompendo sua superfície e arbustos malcuidados invadindo a passagem, forçando muitos pedestres a caminhar pela rua.
“A rua é bastante movimentada, com muitos idosos que frequentam o laboratório do Pátio das Américas”, relatou o morador, que formalizou sua reclamação no 156 da prefeitura, além de enviar esta sugestão de pauta à Life.

Prefeitura
A Life entrou em contato com a prefeitura. Em nota, a administração informou que “a solicitação ainda está em análise, pois envolve requadro da raiz”.

Continua depois da publicidade

14 respostas para “Aquarius Life: Calçada danificada gera riscos a pedestres na rua dos Piquirões”

  1. Antônio Vasconcelos disse:

    Aí vai uma sugestão para LIFE ,vários tampões vistos em ruas estão desnivelados fazendo com que carros recebam trancos. Algumas ruas estão também cedendo o asfalto.
    Por exemplo veja o caso da Madre Paula, Vila Ema tampões cedendo.
    Avenida São João subindo em direção a Madre Paula asfalto está cedendo junto às guias. Na 9 de Julho vários tampões estão cedendo.

  2. Rodrigo disse:

    Isso porque não viu em Jacareí. A cidade onde tudo começa e nada acaba

  3. Fabio Cesar disse:

    Que a prefeitura tenha sanidade de arrumar a calçada preservando também a árvore (fato que outras árvores de SJC não tiveram a mesma sorte). Caso contrário nosso novo vizinho (seja bem vindo) não vai ter essa mesma opinião no verão de 2030.

  4. Donatila disse:

    Na Vila Ema há várias assim… Na Remo Cesaroni há um trecho em que não passam cadeirantes, carrinho de bebê, usuários de muletas, bengala e andador. Um desrespeito ao munícipe!

  5. José Rauli Pinho disse:

    É isso aí cidadão aquariano, é a forma como a prefeitura não está investindo o seu imposto, seja o ISS ou no caso o IPTU de seu imóvel, para melhorias no local onde mora… Aí você tem ruas estreitas, nestas ruas muitos pedestres que acabam evitando calçadas, fora os “uber” que estacionam a meio metro da sarjeta e tantos outros que largam seus carros em locais proibidos. Tudo isso é imposto não devolvido à população. Cobram muito bem e não devolvem quase nada em serviços aos contribuintes.

  6. Morador disse:

    Vai ter que cortar essa árvore e trocar por alguma de tipo nativo que não arrebenta calçada… Mas se cortar o pessoal reclama, que complicado

  7. Maria José de Santis Cunha disse:

    Esse é apenas um dos muitos lugares intransitáveis para idosos,cadeirantes, mães com carrinho, etc e tal. E tem ainda aquele que modifica a calçada pra acessar sua garagem sem prejudicar o carro. Lei do faço e pronto. É bem simples assim…

  8. Augusto Santos disse:

    Segundo a matéria, as calçadas danificadas são um problema recorrente e o tema foi abordado diversas vezes na revista e nas redes sociais. Mas, o assunto sempre volta à tona…
    Se a população joseense reelegeu o prefeito, é porque concordou com sua forma de administrar estes problemas. Agora, pega no Piquirão do Anderson e chora!!!

  9. Georges disse:

    Fácil. Corta a árvore, deixa só no toco e tchau. É assim que se faz por aqui.

  10. NESTOR NOGUEIRA DE ALBUQUERQUE disse:

    E sem mexer na árvore (não se justifica nem pode), a conservação da calçada é do proprietário (nesse caso, aparentemente é um condomínio). Sempre tem uma solução. O difícil será garantir “mobilidade extensiva” como se pede hoje em dia – não há espaço para tanto.

  11. Sandra murad disse:

    Aliás no bairro todo.
    As ruas que são paralelas a Golden é um risco para todos. Se não quiser correr perigo tem que pisar no asfalto que é outro risco com carros.

  12. Rúbia Ramos Malagute disse:

    Maioria dos bairros estão assim não só no aquários . prefeitura tem que passar pendente fino na Cidade nesse assunto .de calçadas.

  13. Homero Luiz Castro disse:

    Temos um movimento/grupo

    que está procurando mostrar um outro lado, um outro olhar!
    Exercer o quarto poder da democracia!
    Vamos somar!
    Sugestão LIFE: além de buscar explicações da PREF MUN SJC, (óbvio), que tal buscar outra opinião de que está tentando outros caminhos?

    É ckaro que esta situação exposta é inadmissível. Mas é só mais um exemplo de lambança, má gestão e incompetência da Pref SJC e seu corpo “técnico”.
    Afinal o bairro nasceu “ontem”? Ninguém sabia, tinha conhecimento de largura de calçada e árvore adequada?
    Fato lamentável e vergonhoso para uma cidade do naipe de SJC!

  14. Claudia disse:

    Há alguns meses a prefeitura fez a retirada de varias árvores neste mesmo trecho desta rua, arrumaram a calçada e plantaram novas árvores. Eu não entendi porque esta única ficou sem essa manutenção. Realmente fica difícil passar por ali. Falta de planejamento!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail e telefone não serão publicados. Todos campos são obrigatórios*