Vale do Paraíba

Teiú no quintal mobiliza Bombeiros e rende saga para captura no Bosque dos Ipês

Morador dos Bosque dos Ypês relata “via-crúcis” por atendimento, até que Bombeiros aparecem e resgatam teiú em quintal de casa

Um belo teiú que apareceu no quintal de uma casa virou o protagonista de uma cena improvável no Bosque dos Ypês, na zona sul de São José dos Campos, na tarde desta quarta (10). O morador conta que o visitante escamoso teria viajado “clandestinamente” dentro do cofre do motor do carro, adentrando no Urbanova, na zona oeste, indo até a casa sem ser convidado.


Mas, antes de os Bombeiros entrarem em ação, o morador viveu uma verdadeira peregrinação em busca de ajuda. Ele relata ter acionado a Guarda Civil, que orientou procurar a Polícia Ambiental. Lá, recebeu a recomendação de voltar para a Guarda. Depois disso, tentou o Centro de Zoonoses, que não faz recolhimento desse tipo de animal, e até a Univap — sem sucesso.

Continua depois da publicidade

Uma busca por atendimento tão difícil quanto capturar o próprio teiú. “Estou com um problema de animal silvestre solto no meu quintal e ninguém resolve”, desabafa. No meio da confusão de respostas e desencontros, ele ouviu até que “não adiantaria ligar para os Bombeiros”. Ainda assim, sem opção, resolveu tentar.

E foi exatamente aí que a história mudou de rumo. O Corpo de Bombeiros atendeu, ouviu o relato e enviou uma equipe para capturar o réptil. “O atendente me disse que não é responsabilidade deles, mas que, como ninguém resolve, eles vão lá e resolvem”, contou o entrevistado, entre alívio e surpresa.

O resgate do visitante ilustre

O teiú, que parecia passear calmamente pela área externa, foi capturado com segurança. A corporação reforçou todos os cuidados para não ferir o animal — que, apesar do tamanho e da aparência robusta, costuma ser pacífico quando não ameaçado.

Para o morador, ficou a crítica sobre a falta de padronização no atendimento ao público, especialmente em situações envolvendo fauna silvestre. “Achei muita falta de procedimento da Guarda Municipal e Polícia Ambiental. Eles deveriam ter um script para este tipo de situação”, afirmou.

O teiú virou celebridade – e os Bombeiros, os heróis da tarde

Com preocupações ambientais cada vez mais presentes nas cidades, o episódio reacende a discussão sobre protocolos mais claros. Mas, pelo menos desta vez, o teiú ganhou carona involuntária, passeio pela cidade e um resgate digno de celebridade animal — graças à boa vontade dos Bombeiros.

Características do teiú

O teiú é um dos maiores lagartos nativos do Brasil e pertence à família Teiidae. Possui corpo robusto, cauda longa e coloração variada, que pode incluir tons escuros com manchas amarelas, pretas ou brancas. É uma espécie onívora, alimentando-se tanto de frutas quanto de pequenos animais. Apesar do porte, é considerado inofensivo quando não se sente ameaçado.

Veja também

Ciclone provoca 3 mil ocorrências de queda de energia em cidades atendidas pela EDP 

9 respostas para “Teiú no quintal mobiliza Bombeiros e rende saga para captura no Bosque dos Ipês”

  1. Marco Eduardo da Assenção disse:

    Já passei por isso também só que no meu caso foi mal tratos a cães. Liguei pra Prefeitura mandaram ligar para zcho wue 180.me informaram que não era lá, liguei pra Zoonose mesma coisa liguei pra Polícia Florestal nem atenderam….larguei mão….bom mesmo é morar em sso josé……

    • Maria José de Santis Cunha disse:

      Em todos os sentidos, me sinto abandonada qdo preciso de socorro. É um “ empurra empurra “ sem fim. Tente ser ajudado qto a som inadequado às boas normas de vizinhança. Desisto , mas e é um inferno… ah é bom sim morar em São José

  2. Rubens Filho disse:

    Tenho também como vizinhos um lagarto véio escamoso, duas jararacas e um porco do mato seboso.
    Para estes só há um tipo de protocolo.

  3. Raymond Nascimento disse:

    Em São José dos Campos tem vários órgãos para estarmos ligando, mais nenhum que seja responsável digo isso por ser formado em Gestão Ambiental e vejo a defasagem de não ter um local apropriado para os animais, deixo aqui uma ideia por que não criarmos um local ou ambiente para esse tipo de situação.

  4. Neusa disse:

    Se ele tivesse assassinado o teiú aí apareceria a polícia ambiental e mais um monte de incompetente para acusá-lo

  5. Simone Cristina disse:

    Tive o mesmo problema na semana do feriado do servidor público aqui em São José dos Campos e passei quase um mês implorando ao órgãos competentes auxílio para buscar um saruê que apareceu em casa .
    Zoonoses e Polícia Ambiental não vieram e a cada hora jogavam a responsabilidade para alguém .
    Infelizmente estamos sozinhos se houver a necessidade de socorro quanto a esse tipo de situação .

  6. WILLIAM PEREIRA MARZULO disse:

    A polícia ambiental e um lixo são a mesma. Coisa são funcionários que ganham pra não fazer nada
    São pagos para fazer o trabalho que os bombeiros fizeram um luxo de corporação

  7. Marcos disse:

    Essa é a “cidade inteligente” governada por um prefeito incompetente e inepto! Uma cidade com a importância de São José dos Campos, que tem o INPE, a Embraer, mas que não oferece o serviço básico de retirada de um animal silvestre! Um órgão público empurra pro outro e ninguém faz nada!!!!! Vergonha!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail e telefone não serão publicados. Todos campos são obrigatórios*