Cotidiano

São José fecha contrato para aluguel de 400 ônibus elétricos

Prefeitura de São José assina contrato de R$ 2,7 bilhões para aluguel de 400 ônibus elétricos. Primeiros veículos chegam em seis meses

Urbam anuncia licitação para ônibus elétricos em São José dos Campos

A prefeitura de São José dos Campos assinou, nesta sexta-feira (7), o contrato com a empresa Green Energy S.A., vencedora da licitação para o aluguel de ônibus elétricos que serão utilizados no transporte público da cidade. O contrato, no valor de R$ 2,7 bilhões, prevê a locação de 400 veículos ao longo de 15 anos.


A empresa terá um prazo de seis meses para entregar os primeiros ônibus, que substituirão gradualmente a frota atual. A licitação foi realizada pela Urbanizadora Municipal (Urbam), e a Green Energy foi a única empresa interessada no certame. Segundo a prefeitura, a companhia apresentou todas as garantias exigidas, incluindo um valor de R$ 20,3 milhões como garantia legal.

Empresa e processo de licitação

Continua depois da publicidade

Criada em agosto de 2023 com o nome Costa Blanca Participações S.A., a empresa alterou sua razão social para Green Energy S.A. em dezembro, após a publicação do edital. Além disso, ajustou sua atividade econômica para locação de automóveis e outros meios de transporte sem condutor.

Inicialmente, a empresa possuía um capital declarado de apenas R$ 1 mil, mas atualizou esse valor para R$ 300 milhões junto à Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp) na última quarta-feira (5), o que garantiu sua habilitação no processo licitatório.

A proposta apresentada pela Green Energy, no valor de R$ 2.718.419.768,96, foi 8,5% menor do que o valor de referência da licitação. Após um mês de análise documental, a prefeitura oficializou a escolha da empresa no dia 13 de fevereiro.

Modernização do transporte público

O edital prevê que os ônibus elétricos alugados devem contar com equipamentos obrigatórios para oferecer mais conforto aos passageiros, como:

Ar-condicionado;
Entrada USB em cada banco;
Tela LED de 21 polegadas;
Sistema de áudio;
Monitoramento interno com até 5 câmeras.

A implantação do novo sistema será feita em três etapas: aluguel dos veículos, empresa para operar o transporte e fintech para gerenciar a parte financeira.

A prefeitura deve lançar em breve um novo edital para definir a empresa responsável pela operação dos ônibus elétricos. Essa foi a sexta tentativa da administração municipal de contratar uma empresa para renovar o transporte público da cidade.

Segundo o prefeito Anderson Farias (PSD), a meta é que a frota de ônibus elétricos esteja em operação total até 2026.

Veja também

Ônibus elétricos: Licitação tem interessado na sexta tentativa! 

 

8 respostas para “São José fecha contrato para aluguel de 400 ônibus elétricos”

  1. Julio Luiz Pereira disse:

    Enquanto não totaliza os ônibus fica no meio a meio ônibus poluentes sucateados com os novos ônibus elétricos pelo valor deveria de ser total e de imediato todos os ônibus afinal não pago de imediato então que venham todos de uma só vez o licitação enrolada essa hein

  2. Igor salgado disse:

    Vergonha, gestão podre que tem sjc

  3. Augusto disse:

    Tudo muito estranho.

  4. Cleber santos disse:

    O dia que a população acordar e ver quem são os ladrões de verdade que estão soltos acabando com o dinheiro público o brasil caminhara para um avanço , lamentável ver este descaso público em são José dos campos, tenho certeza que qualquer pessoa honesta descente compraria o dobro de ônibus com está fortuna que foi apresentada, e
    Tapa na cara do povo joseense, pamentavel

  5. Fernanda disse:

    Enquanto tivermos políticos esbanjando o dinheiro do povo o dinheiro público o brasil não andara pra frente e sim a ambição e a desonestidade continuará triunfando na nossa cidade, lamentável ver o descaso do dinheiro público de SJC

  6. Livia disse:

    Podridão e ganância tomou conta da vida dos escrotos que estão a frente das gestões públicas das cidades

  7. Igor damacedo disse:

    São José dos campos tem um câncer miserável na gestão pública, por isto da roubalheira e da péssima gestao

  8. Gustavo igor disse:

    PCC no comando da prefeitura,, kkkkkkkkkkkkk entra……………..vem que tem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail e telefone não serão publicados. Todos campos são obrigatórios*