Cotidiano

Alexandre de Moraes suspende desocupação do Banhado

Decisão do STF atendeu pedido da Defensoria Pública; ação de desocupação tinha previsão de ocorrer em janeiro após cadastro das famílias

Moradores retornam à comunidade após protesto realizado no dia 19 de dezembro contra ordem de despejo

Novo e importante capítulo no embate entre prefeitura de São José dos Campos e moradores do Banhado – comunidade existente há mais de 70 anos no centro da cidade. Nesta sexta (22) o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu a ordem de remoção dos moradores. A decisão atende a um pedido da Defensoria Pública, que buscava anular a determinação do Tribunal de Justiça.


A medida liminar determina a suspensão da reintegração de posse, que afetaria aproximadamente 600 pessoas na região. A prefeitura de São José dos Campos inicialmente planejava a desocupação após o período de festas. O pedido da Defensoria apontou vícios procedimentais no julgamento do Tribunal de Justiça, considerando o acórdão nulo. Ao longo da semana, agentes municipais e oficiais de justiça demarcaram a área, enfrentando momentos de tensão e confronto com moradores.

A administração municipal afirmou que “respeita e cumpre todas as decisões judiciais” e aguardará a notificação oficial para se manifestar sobre o caso. O desfecho do impasse entre moradores e autoridades agora aguarda os próximos desdobramentos judiciais e administrativos.

Continua depois da publicidade

Veja também

Moradores do Banhado protestam contra ordem de remoção – Life Informa

32 respostas para “Alexandre de Moraes suspende desocupação do Banhado”

  1. Marco+Eduardo disse:

    Até que enfim esse infeliz do Alexandre de Moraes fez alguma coisa de útil…….veja se é momento de ter essa atitude de despejar as famílias que moram há anos no local….isso é desumano….

    • Cidadão de bem disse:

      Este cabeça de ovo está dando pitaco onde não é chamado. SAFADO ISSO SIM. NAO SABE O QUE ACONTECE AQUi e o que nos passamos.comos vagabundos.que.moram lá. DEVERIA PROCURAR O QUE FAZER. BANHADO É DO MST E DOS BANDIDOS E TRAFICANTES. PMSJC DEMOROU MUITO PARA ATUAR E REMOVER ESTES VAGABUNDOS DE LA.

  2. Rodrigo disse:

    Todo poderoso é quem manda

    • Paul Davis disse:

      Eu não entendo. Grande parte do banhado está cheia de vacas e pessoas cultivando alface. Por que você não despeja eles e não as pessoas que vivem em um pedacinho do Banhado? E o que fará o conselho se expulsar as pessoas para “proteger o ambiente” – construir uma estrada!

    • Sergio Bernardo disse:

      Quase um vice deus

  3. Sylvio Kobald Borba disse:

    Na falta do que fazer esse sujeito vem se intrometer em assuntos municipais !!!! Será que os PTralhas, o MST ou MTST não estão por trás disso e o 9Finger para atrapalhar o governo de São Paulo ?

    • Paul Davis disse:

      Estou pensando nas famílias sendo despejadas,

    • Carlão disse:

      Estou achando que você precisa de apoio psicológico, você está vendo coisas, você não está bem, precisa de remédios, cuidado que estes fantasmas podem te acordar de madrugada.

    • Lucas disse:

      Meu caro e o outro lado do Banhado tbm tem processo de desocupação?
      Aquelas casas milionárias que tbm esta em área do banhado?
      Parabéns ao Alexandre de Moraes, se não fosse ele a escravidão imposto por empresários sugadores já estaria imposta.

  4. Wilson Vieira Felipe disse:

    Cumprir a determinação da PGR e liberar o “preso” de 08/01… O sujeito não cumpri! E preso Morre! Nada acontece com com o sujeito! Agora SJC não tem um prefeito do Pete….aí a celeridade para suspender a decisão judicial…é na velocidade da luz! Sinceramente não sei pq ainda não acabaram com os tribunais de justiça… Pois não há mais função! Mas… onde está a novidade? Não é mesmo!!!

    • Carlão disse:

      Procure se informar melhor, não confie no que chega no seu ZAP. Quem não liberou o seu “patriota” foi o André Mendonça. Procure se informar melhor para não passar vergonha.

      • PicanheirosMENTIROSOS disse:

        André Mendonça não pode decidir por existir um acordo no STF impedindo que outro ministro decida sobre habeas corpus em ação que ele não está em cargo. E tal regra foi justamente criada pelos outros ministros petistas para neutralizar os ministro não petistas e tucanos

    • Lucas disse:

      Estes do 08/01 devem morrer lá no presídio, mas só depois de cumprir a pena, afinal quem.gosta de baderna e orar pra poste, pra muro, atrapalhar vias de trânsito igual fizeram em frente o CTA, não devem sair do presídio nunca, torço muitos por todos eles, pra ficarem presos até o fim.

      • PICANHEIRODOAMOR disse:

        Olha o AMOR! o pau que bate em chicos bate nos franciscos e os franciscos estão verdadeiramente cheios de crimes e abusando do poder. Anos antes quando da prisão do Lula o PT com BlackBlocs e MST incendiaram vários prédios públicos em Brasília. Atacaram a casa de uma ministra. Quase mataran policiais. E curiosamente os caras que invadiram no dia 8 tinham o mesmo modus operandi do pessoal do PT. E outra curiosidade as investigações da CPMI foram abafadas pela maioria petista. Cuidado com o rigor que cobra punição. Tem muita gente com crimes impune e inocente sendo punido !

  5. Leonardo C. Lopes disse:

    Nao sei porque o prefeito fez isso agora em plena vespera de Natal…e ainda quer se candidatar….acorda zé…nao faz desocupacao deaorganizada….precisa planejar.. realocar as pessoas que vivem lá a tanto tempo…precisa planejamento estrategico…..
    Agora vem STF e aí!
    Nao é assim que se acaba com favelas e ocupaçao em locais restritos…nao haja com a lei…seja sensato…por mais que precisa ser feito precisa saber fazer sem impactos a sociedade e sem queimar o filme dos Joseense…
    Agora SJC virou icone ate no Supremo Tribunal Federal de cidade incopetente..

  6. Provocador disse:

    Prefeito frouxo. Deveria ter desocupado no dia quando tinha a decisão favorável em mãos.
    Já passou da hora de termos um prefeito “saco roxo” que entre lá com tratores, polícia e acabe com a bagunça e mande um f* para os protetores de bandidos!
    Se fosse feito um plebiscito tenho certeza que 80% dos joseenses seriam a favor!

    • Flávio Albanese disse:

      Tinha que ter desocupado no mesmo dia!!
      Esse povo aí não quer nada não!!
      Sair do centro, localização privilegiada, tudo próximo…
      Vocês acham que vão querer ir para o extremo da cidade??
      Isso que irão ganhar casa, tudo de graça, enquanto nós trabalhadores temos que trabalhar para pagar nossa casa por 30 anos.

    • Lu Vilaça disse:

      Eu não seria…

      Eu não seria…

    • Carlão disse:

      80%? Tirou esse percentual da onde? Ah! Já sei, não precisa falar. Admiro pessoas que resolvem um problema rapidamente. Se você fosse o prefeito m4t4ria todos, não é? E em nome de Deus! Acertei?

    • Cidadão de bem disse:

      CONCORDO. DEMOROU DEMAIS E.ISSO QUE DA. AGORA E RECORRER E PASSAR A MAQUINA RAPIDINHO NESTAS CASAS E DEVOLVER O ESPACO PARA QUEM É DE DIREITO. O POVO JOSEENSE E NAO PARA OS TRAFICANTES E MST VAGABUNDOS.

    • Lucas disse:

      Vc sabia que no Aquarius, no Urbanova, no Esplanada enfim em muitos bairros tem bandidos piores que os que vc diz que tem no banhado?
      Agora uma coisa vc tem razão, o prefeito é froxo.

  7. Drauzio Torres disse:

    Concordo q os Joseense querem a area presevada…mas la vivem familias…assim como em outros bairros alguns sao gente boas outros sao tranqueira…mas precisa fazer certo…todos sabem da ocupacao ilegal…isso é muito antigo…desde que me conheço por gente sempre houve familias nesse local….basta planejar, organizar e fazer certo sem impacto….
    Colocar pessoal na rua nao vai adiantar….quantas familias hojr sofrendo com o qur esta acontecendo…. vamos ser humanos pessoal…a culpa nao e sim dos prefeitos que permitiram que isso ocorrecem e nada fizera quando deveria ser feito….entao precisa planejar e fazer certo…odeio O bando do STF e principalmente o Alexandre de Moraes, mas hj ele acertou…
    Espero que do Pref. Anderson reveja e replaneje isso.

    • Lucas disse:

      Amigo sinceramente eu particularmente acho que a jogada ali é outra, querem tirar os pobres dali e depois fazer um condomínio top pro ricoes da cidade.
      Não duvido disso.

  8. Luiz Carlos Lopes disse:

    Ele ,Alexande, nem leu o pedido.
    Assino no joelho.
    É próprio dele.

  9. Jonathan disse:

    Quero ver alguém financiar uma casa com um salário mínimo, pagar aluguel até que consegue, e pra se alimentar se fizer algum extra compra arroz e feijão que ainda está acessível. Viver na mamatinha ou na barra das calça do pai é fácil.

  10. Piloto da Roça disse:

    Zero surpresa, logo ia aparecer alguém do STF para suspender (em tempo recorde) a desocupação.
    Estamos presenciando o jogo de poder usado atualmente no país, com uso pesado da “justiça superior”.
    Quanto aos moradores são meras peças desse jogo político-partidário, usados de boi para o monstro voraz da especulação imobiliária.

  11. Cidadão de bem disse:

    Tudo corrompido. Tb um desgoverno com ladrões em todas as estâncias, inclusive um nove dedo safado e mentiroso na presidência só pode dar nisso. PASSA A MAQUINA LOGO NESTAS CASAS E FIM DE PAPO. DEVOLVE O QUE E DO POVO JOSEENSE PARA O CIDADÃO E NAO PARA AQUELES VAGABUNDOS DO MST QUE MORAM NO BANHADO E VIVEM A CUSTAS DO TRÁFICO DE DROGAS. PMSJC ACORDA PQ DAQUI A POUCO ATE A PRAÇA AFONSO PENA SERA DO MST.

  12. Lucas disse:

    Cuidado prefeito lá em cima existe um Deus, vc aqui tá só de passagem, da uma olhada ao redor, para e dá uma pensadinha, a algum tempo atrás lembro vc chorando na rádio qdo seu prefeito perdeu a eleição e vc perdeu a boquinha de secretário vc dizendo que voltaria a trabalhar na PEPSICO, vc acha que todas as pessoas esquecem?
    Não meu caro, alguns tem boa memória.

  13. Teatro@tucanosatores.com disse:

    Inocente é quem acredita nesse teatro!

  14. Jeferson disse:

    Essa novela já deveria ter sido resolvida há muito tempo. Os moradores removidos para local com melhores condições de moradia e devidamente regularizado. Claro, a maioria não vai querer sair, pois ocupam área no centro e sem pagar nada por isso. Deveria remover tudo e de preferência tirar a Via Banhado do papel, para desafogar o trânsito.

    Se há algum alento nisso, é que o MP e principalmente a Defensoria Pública não usaram a questão da Favela do Banhado para travar São José e assim forçar a regularização. É só olhar para o lado, em Jacareí, onde esses órgãos travaram a atualização do Plano Diretor para forçar políticas habitacionais e regularização de áreas invadidas. Enquanto isso, Jacareí perde novos investimentos, especialmente em indústria e logística, devido a insegurança jurídica, resultando em menos oportunidades de emprego e abertura de novos negócios, não somente em Jacareí, mas resultando em menos oportunidades para moradores de cidades vizinhas, como São José.

    A Defensoria Pública é um câncer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail e telefone não serão publicados. Todos campos são obrigatórios*